Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o Programa de Extensão Inclusiva Avançada

Inscrições abertas para o Programa de Extensão Inclusiva Avançada

• Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 16h53

EMAUS EDITAL

Estão abertas, até o dia 16 de janeiro de 2020, as inscrições para submissão de propostas ao Programa de Extensão Inclusiva Avançada. O objetivo é selecionar e apoiar 10 Programas de Extensão que visem promover a cidadania e os direitos da criança e do adolescente. O Edital é uma parceria entre a Universidade Federal do Pará e o Movimento República de Emaús, em que serão desenvolvidas as ações extensionistas. As inscrições podem ser feitas aqui.

12.12.2019 PROEX Emaús Brito SITE 4O lançamento do edital ocorreu na Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (Sege/UFPA) e contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, do pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza, do fundador do Movimento República de Emaús, Padre Bruno Sechi, e da coordenadora geral do Movimento República de Emaús, Inácia Winholt de Souza.

"Quando começamos esta parceria, a Universidade buscava desenvolver projetos principalmente a partir de iniciativas que julgava interessantes para a sociedade. Com o Emaús, tornamos parte da política institucional uma maneira diferente de fazer extensão, que é ouvindo, primeiro, a sociedade para saber o que ela precisa e quer que seja feito. Para nós, é muito honroso atuar com uma organização como o Emaús, que tem compromisso com a cidadania e com os direitos de todos, principalmente com os direitos das crianças e dos adolescentes", destacou Emmanuel Tourinho.

12.12.2019 PROEX Emaús Brito SITE 3Para o fundador do Movimento de Emaús, Padre Bruno Sechi, esta parceria é de grande importância para que a Universidade possa alcançar a periferia e áreas carentes da região. "Este programa tem um aspecto muito bonito. Em tempos difíceis, nunca podemos perder a vontade de construir tempos melhores e esta parceria é uma forma de identidade, de levar a universidade às periferias da Amazônia. Não podemos perder esse efeito multiplicador. Vamos fazer 50 anos do programa ano que vem e esperamos ter muitos sonhos pela frente", afirmou o fundador do Emaús.

12.12.2019 PROEX Emaús Brito SITE 7Como funciona – Para participar, o coordenador do programa deve ser docente ou técnico-administrativo com nível superior, que integre o quadro efetivo da UFPA. As ações extensionistas serão desenvolvidas em uma das oito áreas temáticas que compõem a linha de extensão no Brasil: educação; saúde; direitos humanos e justiça; comunicação; cultura (Arte); meio ambiente; tecnologia e produção e trabalho.

Serão concedidas 20 bolsas, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), duas para cada programa selecionado, que deverão ser direcionadas a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os programas terão vigência de 24 meses.

12.12.2019 PROEX Emaús Brito SITE 6

"Precisamos de mais projetos que visem a um diálogo maior com as sociedades envolvidas. Nós tínhamos editais mais tímidos e, com o primeiro edital do Emaús, nós vimos que os projetos foram muito bem-sucedidos. Dessa forma, damos um passo maior e esperamos que esse segundo edital também seja benéfico como o primeiro, visto que abarca mais áreas extensionistas", afirmou o pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Jr, ao ressaltar os efeitos positivos de ampliar as temáticas de extensão, que passam a abarcar as oito áreas que compõem a linha extensionista no país.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de janeiro de 2020, com base no Edital. Para realizar a inscrição, é necessário se cadastrar no site do Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (Sisae) e, por meio dele, também devem ser enviados os documentos listados no anexo no edital.

Critérios - Só pode ser submetida uma proposta por candidato; os programas submetidos devem estar vinculados ao Projeto Pedagógico de Curso de Graduação do candidato; devem envolver, em sua metodologia de trabalho, mais de uma unidade da UFPA, sendo permitido contemplar outras instituições públicas ou privadas; precisam atender às diretrizes do anexo I, que está no edital; e deverão obedecer ao limite de caracteres indicado em todos os itens avaliativos que estão no anexo I.

Inscrições para submissão de propostas ao Programa de Extensão Inclusiva Avançada.

Inscrição até 16 de janeiro de 2020

Link para inscrição