Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Altos Estudos Amazônicos promove palestra sobre o geógrafo Milton Santos

• Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 17h04

SisNaea Evento Milton SANTOS

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (NAEA) irá receber, no dia 17 de dezembro, a professora Adriana Bernardes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para a palestra "Milton Santos e a temática da informação: novas questões para se pensar o território brasileiro". O evento é aberto ao público em geral, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do NAEA. Haverá emissão de certificados aos participantes.

A palestra irá debater as contribuições do geógrafo Milton Santos para a abordagem contemporânea da temática da informação, a partir das novas questões enfrentadas pelo território brasileiro no período da globalização e do meio técnico-científico informacional. A escolha do geógrafo se deve à utilidade e riqueza de seu pensamento, cuja originalidade o coloca como um dos mais importantes intelectuais brasileiros no campo das Ciências Humanas, até os dias atuais.

A professora Adriana Bernardes desenvolve trabalhos e pesquisas ligados aos temas da urbanização brasileira, da metropolização, das redes de informações e dos usos do território, bem como do planejamento urbano e regional. Por esse motivo, a docente foi escolhida para ministrar esta palestra, como forma de trocar conhecimentos com o público presente. O encontro é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ordenamento Territorial e Urbanodiversidade na Amazônia (Geourbam), no NAEA/UFPA.

Meio técnico-científico informacional - Em seus escritos da década de 1990, o geógrafo Milton Santos falava de um meio geográfico fortemente assentado em três dados constitutivos e característicos do período da globalização: ciência, tecnologia e informação. Logo o autor tratava de um meio técnico-científico informacional que, em sua leitura, era a expressão geográfica e a configuração material da globalização.

“Nesse contexto, Milton Santos destaca a informação como um vetor bastante importante do processo social e, nesse sentido, chama atenção para a crescente informatização do território. Atualmente, mais do que nunca, a informação está no cerne de vários debates, operando em redes globais e definindo, por exemplo, os novos e múltiplos usos do território brasileiro”, afirma o pesquisador Helbert Michel Pampolha de Oliveira.

Milton Santos - Foi geógrafo, intelectual, professor e um dos maiores pensadores brasileiros. Seus estudos inovaram a área da geografia urbana, os quais foram fundamentais para uma nova abordagem do assunto. Ele revolucionou este campo ao abordar outros temas que, até então, não eram tratados pela geografia descritiva, tal como a importância e as influências do território para os seres humanos. Até hoje, Milton Santos é considerado o maior geógrafo do Brasil, além de ser reconhecido e respeitado em diversos países do mundo.

Palestra "Milton Santos e a temática da informação: novas questões para se pensar o território brasileiro"

Data: 17 de novembro

Horário: às 8h30

Local: auditório do NAEA (Setor Profissional do Campus da UFPA em Belém)

Inscrições: gratuitas, pelo site do NAEA.

Haverá emissão de certificados aos inscritos.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA