Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA entrega prédio com estrutura moderna e acessível ao ILC e ao IFCH

UFPA entrega prédio com estrutura moderna e acessível ao ILC e ao IFCH

• Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 17h28

13.12.2019 Inauguração Prédio ILC Foto Alexandre de Moraes 6

Um novo prédio que irá abrigar atividades dos Institutos de Letras e Comunicação (ILC) e de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, no Setor Básico da Universidade. A inauguração contou com a presença de professores, estudantes e técnicos-administrativos dos dois institutos.

13.12.2019 Inauguração Prédio ILC Foto Alexandre de Moraes 5

A inauguração foi oficializada pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, em conjunto com a diretora do ILC, Walkyria Magno e Silva, e com o diretor do IFCH, Fernando Neves. Contou também com as presenças dos pró-reitores de Administração, João Cauby de Almeida Junior; de Extensão, Nelson Souza Jr; e de Relações Internacionais, Marília Ferreira, além do prefeito Multicampi da UFPA, Eliomar Azevedo do Carmo.

“A UFPA está contente de entregar este equipamento novo. Mas gostaria de dizer que esta inauguração significa mais do que a conclusão de um prédio. De um lado, os institutos estão recebendo estas instalações como reconhecimento do seu esforço de crescimento acadêmico e cientíco; de outro, a expansão de nossa infraestrutura sinaliza que trabalhamos para continuar evoluindo, mesmo em uma conjuntura adversa. Não pretendemos apenas manter o que já temos, mas continuar crescendo no que fazemos em favor da sociedade”, declarou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

13.12.2019 Inauguração Prédio ILC Foto Alexandre de Moraes 7Walkyria Magno e Silva, diretora do ILC, enfatizou a importância  da construção de novos laços que será possibilitada pelo compartilhamento do novo prédio com os colegas do IFCH. “As Letras, a Comunicação e as Humanas precisam muito dessa união. Por conta da diversidade das línguas, inclusive do português, e da comunicação que permeia todos os institutos, para nós, é bom estarmos em vários lugares, e em contato com pessoas novas”, explicou a diretora.

Fernando Arthur Neves, diretor do IFCH, relembrou as dificuldades que as Ciências Humanas têm sofrido para serem reconhecidas e prestigiadas atualmente no país.  “Hoje há um universo árido para estudantes e pesquisadores de Humanas. Nós estamos acostumados apenas a perder espaços, então a entrega desse prédio, muito bem projetado e confortável, é um enorme presente para nós”, ressaltou.

13.12.2019 Inauguração Prédio ILC Foto Alexandre de Moraes 3Estrutura ampla e moderna - Além de uma biblioteca setorial espaçosa, que irá atender aos diversos cursos de Ciências Humanas, Letras e Comunicação, o novo prédio conta, ainda, com salas de reuniões, salas de aula, banheiros e copa, todos acessíveis e com elevadores à disposição para facilitar a mobilidade dos usuários.

Texto: Nayana Batista – Assessoria de Comunicação.
Fotos: Alexandre de Moraes