Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > IV Corrida e Caminhada da Saúde acontece neste domingo, 22, com largada do Hospital Bettina Ferro
Início do conteúdo da página

IV Corrida e Caminhada da Saúde acontece neste domingo, 22, com largada do Hospital Bettina Ferro

  • Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 14h34

Corrida da saude

Em clima natalino, a Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza, no próximo dia 22 de dezembro, a quarta edição da Corrida da Saúde. O evento ocorrerá no Campus Guamá da UFPA, às 6h da manhã, com largada no Hospital Bettina Ferro. 

O objetivo da corrida, além de promover um momento de confraternização e estímulos ao cuidado da saúde, é também arrecadar recursos para a compra de brinquedos que serão doados para as crianças do assentamento Brasil Vermelho, em Santa Bárbara, onde há o internato da Faculdade de Medicina da  UFPA. Brinquedos também serão doados para o Natal das crianças da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA), do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), e para as crianças que têm fibrose cística e que são tratadas no Hospital Barros Barreto (HUJBB). 

De acordo com a coordenação do evento, serão duas modalidades: corrida e caminhada - a corrida com um percurso de 10 km e a caminhada de 6 km. Este ano, a realização da Corrida da Saúde também ocorre como celebração aos 100 da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, que, desde seu início, tem formado muitos profissionais competentes e de referência nacional. 

Este ano, um diferencial é o plantio de 100 mudas pelos próprios participantes para dar início ao Bosque Camilo Vianna. O bosque faz parte do local em que está o Hospital Bettina Ferro e o novo prédio do curso de Medicina. "Além do trajeto que se vai percorrer, a pessoa pode ir lá e plantar sua árvore, estabelecendo também uma conexão com a natureza", explica a professora e médica Simone Conde, idealizadora do evento.  

Simone ressalta também que "é muito importante que esta edição da corrida seja feita desse jeito, comemorando o aniversário de primeiro século da faculdade que forma médicos de excelência e incentivando a saúde e o bem-estar, seja com o exercício das atividades físicas, seja fazendo o bem, com a doação para as crianças."

A inscrição pode ser feita no site da Chip Belém e custa 60 reais. Qualquer pessoa pode participar, independentemente de ter vínculo com o Complexo Hospitalar ou não. O prazo para se inscrever vai até o dia 20 de dezembro, no entanto as vagas são limitadas e podem ser preenchidas dias antes. 

"Quanto mais corridas são realizadas, mais eu me empolgo para a edição seguinte", diz Simone Conde. "É muito bom ver todos se integrando, tendo um momento saudável de lazer. E depois disso, fico mais feliz ainda ao ver as crianças que irão receber os brinquedos. Essa iniciativa realmente só nos traz coisas boas e nos edifica bastante, porque nós paramos tudo para cuidar de nós mesmos e, principalmente, do próximo."

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Giullia Moreira – Bolsista da Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Divulgação EBSERH

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página