Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Capes abre cadastro para professores interessados em cursar Licenciaturas
Início do conteúdo da página

Capes abre cadastro para professores interessados em cursar Licenciaturas

  • Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 16h19

capes

Professores em exercício na rede pública de ensino que desejem cursar licenciatura na área em que atuam podem se cadastrar a partir desta quarta-feira (18) na plataforma aberta pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As informações dos professores cadastrados serão utilizadas para direcionar o planejamento e atender às demandas dos programas de formação de professores em 2020, como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Clique aqui para acessar a Plataforma CAPES de Educação Básica.

"O edital (do Parfor) será lançado após o registro da demanda real na plataforma. Entendemos, portanto, que a abrangência do edital levará em consideração o número de solicitações de vagas nos cursos registrados na plataforma", explica a professora Josenilda Maués, coordenadora adjunta do Parfor na UFPA.

Os professores interessados devem cadastrar seus currículos na Plataforma Capes de Educação Básica e preencher os formulários, que pedem dados sobre sua formação e atuação profissional. Essas informações serão analisadas e validadas pelas Secretarias de Educação às quais os candidatos estão vinculados.

A manifestação de interesse dos professores e a validação pelas Secretarias ainda não garantem a oferta dos cursos, mas a intenção é de que norteiem o atendimento gradativo das demandas.

Segundo a Capes, o objetivo é mapear no país os professores que precisam adequar sua formação ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e identificar aqueles que têm real interesse em se especializar.

A iniciativa contribui para o alcance da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A meta aborda as estratégias que preveem consolidar e ampliar plataformas eletrônicas e implementar cursos e programas especiais, para assegurar formação superior aos professores que estão em exercício, mas possuem somente formação de nível médio.

Texto: Informações da CCS/Capes

registrado em:
Fim do conteúdo da página