Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Conselho Universitário divulga nota sobre ameaças a docentes da UFPA em Altamira
Início do conteúdo da página

Conselho Universitário divulga nota sobre ameaças a docentes da UFPA em Altamira

  • Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 10h15

Nota Oficial Imagem Principal Portal

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Pará (UFPA), reunido ordinariamente em 16 de dezembro de 2019, discutiu, com grande preocupação, a escalada de violência que atinge a Amazônia, sobretudo contra populações tradicionais, bem como ameaças dirigidas a docentes da instituição em atividade na região do Xingu, e deliberou por manifestar-se publicamente denunciando as agressões e a situação de grave risco a que estão expostas lideranças e demais membros das comunidades.

O Consun/UFPA reafirma o apoio irrestrito ao trabalho acadêmico desenvolvido por docentes, técnicas(os) e alunas(os), no ensino, na pesquisa e na extensão, tendo como referência a liberdade de cátedra e o compromisso com a missão institucional. Ressalta, ainda, que a autonomia universitária é preceito constitucional (Art. 207 da Constituição Federal) e ampara o desenvolvimento de atividades regidas pelas normas e programas da própria UFPA. É inaceitável, portanto, que indivíduos e organizações alheios ao ambiente da Universidade queiram impor limites ao trabalho acadêmico e, mais ainda, que ameacem a integridade física de membros da instituição.

Por fim, o Consun/UFPA conclama a sociedade e as instituições a reagirem energicamente em defesa da vida e em favor da garantia dos direitos de todas as pessoas na Amazônia.

 

Belém, 16 de dezembro de 2019.

 

Emmanuel Zagury Tourinho

Presidente do Conselho Universitário

registrado em:
Fim do conteúdo da página