Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Equipe da UFPA é premiada por projeto desenvolvido com óleos vegetais amazônicos
Início do conteúdo da página

Equipe da UFPA é premiada por projeto desenvolvido com óleos vegetais amazônicos

  • Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 17h21

Premiação 3M

O graduando de Engenharia de Bioprocessos, Elcio Malcher Dias Junior, foi laureado no 8º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários. Sob orientação da professora Marcele Passos, o aluno recebeu Menção Honrosa e Mentoria em Pesquisa e Desenvolvimento, por elaborar o projeto "Óleos vegetais amazônicos: desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica de bioprodutos via impressão 3D".

O objetivo do projeto é desenvolver bioprodutos competitivos e sustentáveis, utilizando óleos vegetais amazônicos, que agreguem valor à cadeia produtiva e permitam o fortalecimento econômico de cooperativas paraenses. Tecnologias 3D aplicadas à saúde usando recursos naturais da Amazônia, como os óleos vegetais, são escassas na região Norte, e o desenvolvimento de novos produtos, via reaproveitamento de resíduos, é uma necessidade urgente.

“É importante demonstrar que a região Norte, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA), com seus inúmeros colaboradores (Laboratório de Neuroinflamação e de Ecocompósitos),  possuem um grupo altamente capacitado e multidisciplinar na geração de bioprodutos (biomateriais e biopolímeros), oriundos de recursos renováveis amazônicos, desenvolvendo tecnologia de forma sustentável e com impacto social. Integramos o ensino, a pesquisa e a extensão, com ênfase na inovação e nas questões ambientais”, garante a professora Marcele Passos, orientadora do projeto.

Além das premiações, o diretor executivo de pesquisa da 3M irá visitar o projeto, em fevereiro de 2020, para estreitar os laços profissionais e possibilitarr uma parceria e aproximação entre a 3M e a UFPA.

Premiação 3M Marcelle e Elcio com menção“Partimos do princípio que foram realizadas duas premiações, a primeira de ter ganhado uma Menção Honrosa, pelo trabalho apresentado, e a segunda pela Mentoria em Pesquisa de uma grande empresa multinacional, a 3M. Mostramos a inovação e a responsabilidade social das nossas pesquisas na UFPA e logramos o reconhecimento de um grande projeto. Trouxemos visibilidade e a oportunidade de futuras parcerias e / ou investimentos, fomentando o desenvolvimento sustentável para a região”, assegura Elcio Malcher, estudante premiado.

Sobre a premiação – As propostas de projetos deveriam privilegiar o desenvolvimento de tecnologias sociais, e o produto teria que apresentar soluções às áreas tecnológicas, sociais, ambientais ou econômicas de um determinado grupo de pessoas, comunidade ou região.

Com o projeto "Óleos vegetais amazônicos: desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica de bioprodutos via impressão 3D", Elcio Malcher foi um dos finalistas e recebeu orientação profissional e formação técnica para o desenvolvimento da sua pesquisa. Além da Menção Honrosa, ele também foi premiado com uma mentoria em Pesquisa e Desenvolvimento com especialistas da 3M.

“Essa premiação é importante para que continuemos desenvolvendo pesquisas com soluções inovadoras e tecnológicas na Amazônia, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de incentivar inúmeros discentes ao empreendedorismo e às premiações acadêmicas.  A academia, como um todo, necessita de reconhecimentos para demonstrar ao mundo que as pesquisas nas Universidades Públicas são de excelência. Na minha vida, sempre optei em poder fazer o melhor para obter excepcionais resultados na pesquisa”, afirma a Elcio Malcher.

Premiação 3M ElcioA pesquisa – O estado do Pará é excelência em recursos naturais e tem atraído, cada vez mais, investimentos econômicos. Contudo os negócios sustentáveis ainda necessitam ser fortalecidos. Diante disso, o projeto busca incluir o óleo vegetal como importante fator de viabilização do desenvolvimento sustentável, gerando bioprodutos de alto valor agregado e apontando novas opções de processos.

Além disso, o intuito é aumentar a potencialidade do setor oleoquímico, estimulando a cadeia produtiva paraense, beneficiar óleos vegetais residuais, ampliar a competitividade tecnológica amazônica, incentivar a economia regional, fomentar o setor odontológico com materiais inovadores, aumentar a renda dos extratores individuais, desenvolver bioprodutos competitivos e de baixo custo e incluir o estado do Pará na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico de produtos 3D, com aproveitamento da biodiversidade amazônica.

O Prêmio 3M - Busca reconhecer e apoiar tecnicamente a implementação de um projeto com foco no pilar da Tecnologia Social, com estímulo ao desenvolvimento tecnológico e na busca por soluções das problemáticas da sociedade, incluindo três áreas principais: meio ambiente, inclusão social e geração de trabalho e renda. O intuito é estimular o empreendedorismo de jovens universitários e disseminar tecnologias sociais.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal

registrado em:
Fim do conteúdo da página