Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recepciona evento do Dia Internacional Contra a Corrupção

UFPA recepciona evento do Dia Internacional Contra a Corrupção

• Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 14h00

corrupção

O Dia Internacional Contra a Corrupção foi criado na Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, e, desde então, é comemorado anualmente no dia 9 de dezembro. Nesse dia, a Universidade Federal do Pará (UFPA) foi sede de evento, promovido em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), para refletir sobre a importância do combate à corrupção e os acontecimentos do ano de 2019 realacionados ao tema.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do reitor Emmanuel Tourinho; da Conselheira do TCE-PA, Milene Cunha; do superintende do TCU no Estado do Pará, Arildo Oliveira; do Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU Marcelo de Paula; e do diretor do ICSA-UFPA, Armando Lirio.

“O Brasil já reconhece que o combate a corrupção é uma ação importante para o país, e que isso se faz de muitas formas, especialmente por meio da educação. O fato de estarmos aqui, discutindo o assunto dentro da Universidade, é um bom sinal. Devemos refletir sobre as práticas de corrupção em seus múltiplos e diversos aspectos, reconhecendo que há muito a ser aperfeiçoado na gestão pública para combatê-la”, lembrou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

O evento também contou com apresentação do balanço de ações da CGU, o debate sobre os impactos da corrupção e o papel do controle social, exposição dos órgãos de controle e do papel da sociedade junto ao monitoramento dos gastos públicos, a discussão sobre as expectativas e a realidade da transparência para o controle social, além da exposição de banners e a premiação do 11° Concurso de Desenho e Redação da CGU.

“Os recursos públicos devem ser investidos pelo Governo Federal para assegurar que todos tenham direito à saúde, educação, transporte, segurança, saneamento e outros. Se há corrupção isso não acontece e a nossa sociedade adoece. Por isso, é necessário que todos sejam conscientizados”, completou Marcelo de Paula, Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU.

Texto: Nayana Batista – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes