Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte contribui para qualidade da formação na área
Início do conteúdo da página

IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte contribui para qualidade da formação na área

  • Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 13h32

bienal

O IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, da Universidade Federal do Pará, foi aberto no dia 17 de dezembro, na Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha. A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor Emmanuel Tourinho, que agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Ciências da Arte e pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes/UFPA), ressaltando a contribuição que oferecem para a qualidade da formação de toda a comunidade universitária.

"Hoje, o PPGArtes é um programa consolidado, que ultrapassou o âmbito regional, alcançando o respeito nacional. Temos uma responsabilidade muito grande de formar pesquisadores e desenvolver trabalhos que afirmem e difundam a nossa própria identidade enquanto amazônidas e brasileiros", afirmou o reitor Emmanuel Tourinho.

A professora Valzeli Sampaio, coordenadora do Fórum, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância de o evento ser realizado em um momento histórico de desconstrução de territórios. Os professores Orlando Maneschy, vice-coordenador do PPGArtes e organizador do Fórum, e Áureo Déo de Freitas Júnior, coordenador do ProfArtes, que integra o Fórum, também discorreram sobre a importância desse momento de discussão sobre a pesquisa em arte, que se estendeu até o dia 20, na Casa das Artes.

2 tela padrãoProgramação de abertura - A conferência de abertura do Fórum foi realizada pela indígena Ana Terra Yawalapiti, do tronco linguístico aruaque, da etnia Yawalapiti, do Parque Indígena do Xingu, localizado no Mato Grosso. Ela é uma das líderes indígenas atuais do Brasil e falou sobre "Casa das Mulheres: novos modos de ser e estar na cultura e na arte", e afirmou que, para os indígenas, "é a arte que escolhe a pessoa".

Ao final, houve o ato performático "A Marcha das nubentes", com professoras e alunas do PPGArtes, e Henrique Montagne (DJ/VJ). "Promovemos um encontro de corpos femininos para a realização de um discurso poético coletivo de denúncia do patriarcado e de seus processos colonizadores", explicou Ana Flávia Mendes, uma das organizadoras da atividade.

Texto e fotos: Divulgação IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte

registrado em:
Fim do conteúdo da página