Página inicial > Ultimas Notícias > Conselho Universitário aprova a criação de duas novas faculdades

Conselho Universitário aprova a criação de duas novas faculdades

• Publicado: Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 13h53

16.12.2019 CONSUN 2019 Nayana Batista site 2

O Conselho Universitário (CONSUN) aprovou, no último dia 16 de dezembro, a criação de duas novas faculdades na UFPA: a Faculdade de Dança, que será vinculada ao Instituto de Ciências das Artes (ICA), e a Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST) no campus de Bragança. A aprovação, que ocorreu durante a 2ª Reunião Ordinária do CONSUN, foi unânime.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a aprovação dos conselheiros é uma sinalização de reconhecimento do crescimento da universidade. “Novos ambientes de ensino, pesquisa, extensão e interação ampla com a sociedade nas áreas de linguagens, cultura e arte são muito bem-vindos. A criação das faculdades reflete um trabalho intenso e de grande qualidade desenvolvido por docentes, técnicos e discentes da UFPA”, ressaltou o reitor.

Faculdade de Letras Estrangeiras (FALEST) – A criação foi motivada pela demanda de atividades e responsabilidades inerentes à faculdade de Letras (FALE), que atualmente atende dois cursos: Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Licenciatura Plena em Língua Inglesa, com um total de vinte docentes vinculados ao quadro da FALE.

Na última visita de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliação do curso de inglês, oferecido pela FALE, houve a recomendação da criação de uma faculdade específica para atender às demandas do curso de íngua inglesa. Este foi o principal motivo que levou ao processo de criação desta nova unidade acadêmica. Vale ressaltar que a estrutura oferecida pelos cursos é um dos fatores que influenciam na nota de avaliação do MEC.

facdançaFaculdade de Dança – A criação da Faculdade de Dança em Belém foi proposta pelos docentes do Instituto de Ciências das Artes e aprovada na 3ª Reunião Ordinária da Congregação do ICA, realizada em 27 de junho de 2019.

“Essa aprovação era um desejo não só do corpo docente, mas dos discentes do curso de Licenciatura em Dança. Entende-se que a criação da faculdade vai nos permitir maior acesso a editais, pesquisas, extensão, além de estar mais próximo desse espaço que inclui o restaurante universitário, a biblioteca, e muitos outros. É algo que discutimos muito e desejamos há muito tempo”, relatou a primeira diretora do curso, Maria Ana Azevedo de Oliveira.

Texto e fotos: Nayana Batista – Assessoria de Comunicação da UFPA.