Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas divulga editais para seleções de mestrado e doutorado
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas divulga editais para seleções de mestrado e doutorado

  • Publicado: Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 15h47

Processo Seletivo PPGOCM

O Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas (PPGOCM) da UFPA divulgou os editais para o processo seletivo de candidatos ao mestrado e doutorado. As inscrições serão realizadas no período de 6 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020, pelo site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O PPGOCM disponibilizou três editais: o primeiro trata sobre o processo seletivo ao ​mestrado​, o segundo ao ​doutorado e o terceiro ao ​mestrado especial com enfoque em Bioinformática​. As linhas de pesquisa dos programas são: Doenças Endócrinas e Metabólicas; Doenças Neurodegenerativas; Pesquisa Translacional em Saúde Humana; Genômica, Transcriptômica e Proteômica; Identificação e Desenvolvimento de Biomarcadores; Medicina de Precisão; Patologia, Clínica e Terapia Oncológica.

Inscrição - As inscrições serão realizadas de 6 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020, no site do SIGAA. A taxa de inscrição de todos os processos seletivos é de R$100,00 (cem reais) e pode ser paga até o último dia de inscrição. Os dados para o pagamento estão nos editais. Como o comprovante de pagamento deve ser anexado junto com os outros documento no momento da inscrição, o pagamento do GRU deve ser efetuado antes da solicitação de inscrição.

Os candidatos que desejem solicitar a isenção da taxa de inscrição dos processos seletivos devem solicitar a isenção e enviar os documentos citados nos editais até o dia 17 de janeiro de 2020. O resultado das isenções deferidas ocorrerá no dia 24 de janeiro no site do PPGOCM.

Mestrado em Oncologia e Ciências Médicas Regular -​  Foram disponibilizadas 10 (dez) vagas destinadas à ampla concorrência. O curso visa candidatos que possuam nível superior nas áreas de Ciências da Vida, Exatas e Naturais emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC ou declaração de conclusão de graduação, expedida pela Instituição. O curso terá sede em Belém/PA.

A seleção terá duas etapas: prova escrita e correção. A prova escrita será composta por questões objetivas sobre o conteúdo programático e terá caráter eliminatório e classificatório. O conteúdo programático terá o foco em Oncologia e Ciências Médicas.

Mestrado em Oncologia e Ciências Médicas Especial - Para o mestrado especial com enfoque em Bioinformática serão disponibilizadas cinco (05) vagas destinadas à ampla concorrência. As vagas são para candidatos que tenham nível superior nas áreas de Ciências da Vida, Exatas e Naturais por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC ou declaração de conclusão de graduação expedida pela Instituição. Não é permitida a inscrição (e matrícula) de candidatos que cursem simultaneamente Programas de Pós-Graduação, lato sensu ou stricto sensu. O curso terá sede em Belém/PA.

No processo seletivo do mestrado especial, além de conteúdos em Oncologia e Ciências Médicas, o enfoque principal será a Bioinformática. A prova escrita será composta por questões objetivas sobre o conteúdo programático e terá caráter eliminatório e classificatório.

Doutorado em Oncologia e Ciências Médicas - No curso de doutorado regular, serão ofertadas 10 (dez) vagas destinadas à ampla concorrência. Todas as vagas são para o curso com sede em Belém/PA. Podem se inscrever condidatos que tenham mestrado em Oncologia e Ciências Medicas ou áreas afins, ou diploma de mestre em outra área de conhecimento conferido por programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES, desde que o candidato apresente cópia do diploma de nível superior nas áreas de Ciências da Vida, Exatas e Naturais emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC ou declaração de conclusão de mestrado expedida pela Instituição.

As etapas de seleção para o doutorado são: primeira, prova escrita com questões discursivas sobre o conteúdo programático; segunda, análise e apresentação do pré-projeto, com 10 (dez) minutos para apresentação e 10 minutos para discussão; e a terceira, análise e Avaliação Curricular. Todas com caráter eliminatório ou classificatório.

Será considerado aprovado na primeira e segunda etapa o candidato que obtiver nota mínima 07 (sete), no intervalo de 00 (zero) a 10 (dez), em cada etapa. A segunda etapa será realizada exclusivamente com os candidatos que forem aprovados na primeira etapa da seleção.

Os candidatos aprovados para a 2ª etapa deverão no dia e horário designados para sua apresentação apresentar 03 (três) vias de um volume encadernado contendo: o pré-projeto de tese e a ficha de avaliação do pré-projeto de tese. Para a terceira etapa só serão consideradas para os fins da avaliação curricular as atividades comprovadas através do link dos artigos, conforme as instruções de cada item do anexo B do edital. A classificação geral do processo seletivo será obtida pela média das notas atribuídas ao candidato na primeira, segunda e terceira etapas do exame, sendo aprovados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 07 (sete).

Serviço:

Seleção do Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas da UFPA

Inscrições de 6 de janeiro a 14 de fevereiro

Link para inscrição e Guia de Recolhimento da União (GRU)

Editais para Mestrado Regular, Doutorado e Mestrado Especial com enfoque em Bioinformática

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página