Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Competição de Comunicação Científica recebe inscrições até 31 de janeiro
Início do conteúdo da página

Competição de Comunicação Científica recebe inscrições até 31 de janeiro

  • Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 16h12

FameLab

As inscrições para o FameLab Brasil, considerado atualmente uma das maiores competições de Comunicação Científica do mundo, seguem até o dia 31 de janeiro de 2020. Podem se inscrever pesquisadores da pós-graduação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Medicina, com idade mínima de 21 anos e fluentes em português e inglês. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário on-line. Esta é a quarta edição do concurso, que tem o objetivo de promover a aproximação entre cientistas e o público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral.

O FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e é realizado em 32 países pelo British Council. No Brasil, a iniciativa conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). No Pará, os candidatos contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).

Inscrições - Os interessados devem se cadastrar no site do concurso e enviar um vídeo de inscrição sobre um tópico de Ciência e/ou Tecnologia, com versões em português e inglês, com, no máximo, seis minutos, sendo três minutos para cada versão. As produções devem ser submetidas até o dia 31 de janeiro de 2020.

Vale lembrar que não é aceita a utilização de slides ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e o uso de materiais de apoio portáteis é limitado. Além disso, não é permitido que o vídeo possua música de fundo, edições ou efeitos especiais.

Avaliação - Os vídeos submetidos serão avaliados e validados por um comitê definido previamente pelas instituições que organizam o evento, sob os critérios de conteúdo, clareza e carisma. Serão selecionados 30 candidatos para as semifinais da competição, que serão realizadas em maio de 2020, os escolhidos serão treinados em uma masterclass por um especialista britânico em Comunicação Científica, e então serão classificados 10 candidatos para a final nacional.

Os finalistas receberão mais uma masterclass de preparação para a última etapa brasileira e o grande vencedor disputará a final internacional, no Cheltenham Science Festival, na Inglaterra.

Serviço:

Inscrições abertas para o FameLab Brasil 2020

Prazo para submissão: até o dia 31 de janeiro de 2020

Submissões e inscrições devem ser feitas pelo site do concurso.

Mais informações podem ser conferidas no edital da competição.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página