Página inicial > Ultimas Notícias > Últimos dias para inscrições em programa de bolsas de universidades da Hungria

Últimos dias para inscrições em programa de bolsas de universidades da Hungria

• Publicado: Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 13h59

Hungria stipendiumhungaricum

Já pensou em estudar em outro país? Sonha em fazer intercâmbio? A Embaixada da Hungria recebe inscrições para o Programa de Bolsas de Estudo Stipendium Hungaricum somente até esta quarta-feira, 15 de janeiro. O programa engloba 28 instituições húngaras e mais de 500 cursos, de todas as graduações, além de mestrado, doutorado, cursos preparatórios em húngaro e especializações.

O Programa de Bolsas Stipendium Hungaricum foi lançado em 2013 pelo governo húngaro e tem como objetivo apoiar estudantes estrangeiros que queiram realizar seus estudos em instituições de ensino superior húngaras. A experiência é uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal, com a possibilidade de imersão na tradição e na criatividade húngaras.

O programa é internacional, mas nem todas as modalidades de intercâmbio e cursos estão disponíveis a todos os países. No caso do Brasil, é possível aplicar para uma das duas modalidades possíveis: intercâmbio integral, realizando todo o curso no país; ou parcial, em que o estudante viaja por alguns semestres e o intercâmbio conta para a carga horária do curso no Brasil.

Para os cursos de graduação (integral e parcial) e mestrado, só podem realizar a aplicação estudantes brasileiros das seguintes áreas de conhecimento: Agricultura; Engenharia; Ciências Naturais; Ciências Esportivas; Artes e Relações Públicas Internacionais. Já os doutorandos podem aplicar para qualquer área de interesse.

As bolsas oferecidas cobrem todas as taxas de matrículas das instituições e concedem um auxílio mensal, de valor variável, dependendo do grau de formação, além de possibilitarem a alocação grátis em dormitório ou a contribuição mensal para moradia de 40.000 florins húngaros (cerca de 550 reais), seguro saúde público, seguro médico suplementar e carteira de estudante, que concede descontos em transporte e serviços.

Para mais informações sobre o intercâmbio, acesse o edital ou o site.

Inscrições – Os interessados devem realizar cadastro no site do programa e selecionar a universidade e o curso que deseja, até o dia 15 de janeiro, na página do programa. Os documentos e as informações necessárias para a inscrição variam de acordo com a instituição escolhida. Depois disso, o Ministério da Educação do Brasil enviará ao programa os candidatos selecionados entre as aplicações.

Terminada a seleção, o programa enviará as informações dos selecionados para as instituições, que entrarão em contato com eles para a realização dos exames de entrada, que devem ser realizados entre março e maio. O estudante deve alcançar o mínimo de 56 dos 100 pontos no exame para ser considerada a sua inclusão na lista final de beneficiados. O resultado conclusivo das aplicações será anunciado até o fim de junho de 2020.

Programa de Bolsas de Estudo Stipendium Hungaricum

Período de inscrições: até 15 de janeiro

Aplicações no site do Programa

Mais informações no edital ou site