Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para a terceira edição da Escola de Estudos Avançados sobre Pesquisa em Cultura, História e Educação Matemática

• Publicado: Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 17h43

Escola de Estudos Avançados

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar, no período de 10 a 14 de fevereiro, a III Escola de Estudos Avançados sobre Pesquisa em Cultura, História e Educação Matemática (III EEA). O treinamento ocorrerá no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA e será direcionado aos professores da Educação Básica e Superior e a estudantes de pós-graduação em áreas com a temática da escola. As inscrições custam 40 reais e estarão disponíveis até o próximo dia 20 de janeiro.

Em sua terceira edição, a EEA busca aprofundar os conhecimentos sobre fundamentos socioculturais e históricos relacionados com a Matemática e suas implicações nas pesquisas em História da Matemática, nas dimensões epistemológica, educativa e patrimonial, temas pesquisados pelos coordenadores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias.

De acordo com os pesquisadores, por considerarem necessária a realização de um trabalho ampliado de formação continuada de professores e promover o avanço de pesquisas em Educação Matemática, a cada edição da Escola são selecionados temas que contemplem a diversidade das pesquisas na área da Educação Matemática e suas relações com a Cultura e a História. A programação este ano abrange os aspectos socioculturais formativos da Matemática.

“O propósito é formar um quadro reflexivo acerca da importância da pesquisa em Educação Matemática conectada à Cultura e à História, bem como acender possibilidades de aprimoramento profissional. Com tais atividades da Escola, será possível promover discussões acerca dos princípios que fundamentam as relações entre Cultura, História e Educação Matemática”, afirma o coordenador, Carlos Aldemir Farias.

Inscrições - Para realizar a inscrição, o participante deverá apresentar comprovante de conclusão do curso de graduação ou declaração de estudante de pós-graduação, preencher a ficha de inscrição no site da organização e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 40,00. As inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro, sendo gradualmente suprimidas, à medida que o número de vagas oferecidas for preenchido.

EEA – Coordenada pelos professores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias da Silva, a Escola de Estudos Avançados sobre Pesquisa em Cultura, História e Educação Matemática é uma atividade de extensão promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA, formada pela parceria com o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT/Brasil), com apoio do NITAE/UFPA.

As atividades se baseiam em um momento de aprofundamento teórico-prático sobre Educação, Cultura, História e suas reflexões acerca da natureza do conhecimento científico, bem como das diretrizes gerais que permeiam o ensino da Matemática. O objetivo da EEA é contribuir com o desenvolvimento conceitual dos estudantes e com a superação de obstáculos encontrados pelos professores em suas práticas pedagógicas em sala de aula.

Data: 10 a 14 de fevereiro

Hora: às 8h30

As inscrições custam 40 reais e estarão disponíveis até o dia 20 de janeiro de 2020.

Local: Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA

Certificado contabilizará um total de 50h.

Mais informações no Edital.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google