Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Barros Barreto inicia 2020 investindo em estrutura, ensino e pesquisa

Hospital Barros Barreto inicia 2020 investindo em estrutura, ensino e pesquisa

• Publicado: Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 17h54

HUJBB Capa

No último mês de dezembro, o hospital universitário João de Barros Barreto inaugurou duas alas ambulatoriais e 37 novos consultórios para atendimento em Endocrinologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Clínica Médica, Cirurgia Torácica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, entre outras especialidades. Os recursos da obra são do Centro de Pesquisa Clínica em Endocrinologia da UFPA, coordenado pelo professor João Felício.

A estrutura dos ambulatórios conta com mobiliário novo, climatização de ar, computadores e impressoras para atendimento informatizado. Além disso, com essas melhorias na Instituição, as práticas da Residência Médica funcionarão nas novas estruturas.

A Residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a profissionais graduados em Medicina, e o prazo de inscrição vai até o dia 20 de janeiro. O processo seletivo de Residência Médica/2020 (PSRM) oferta vagas para os Programas de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Dermatologia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Endocrinologia, Geriatria, Pneumologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Para a superintendente do HUJBB, Regina Feio Barroso, comemorar a inauguração das novas alas é importante, porém também é necessário falar das outras novidades do hospital universitário que vão além da estrutura física.

"Após um período de dificuldades, o Hospital Barros Barreto comemora a inauguração de novos consultórios, e, em breve, teremos mais novidades, pois contamos com o apoio da Ebserh e da Universidade para a melhoria de nossos serviços", afirma. "O Barros Barreto está com inscrições abertas para a Residência Médica em 11 modalidades e isso irá formar recursos humanos para a Amazônia, no sentido de qualificar esses médicos para o mercado de trabalho e para maior qualidade no atendimento à sociedade."

O processo seletivo acontecerá em apenas uma fase, que consiste na realização de uma prova, com 100 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada em Belém, no dia 2 de fevereiro. Para acessar o edital, clique aqui.

"Vale ressaltar que o atendimento do Hospital Universitário Barros Barreto é exclusivo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirma a Superintendente Regina Barroso. "Sendo assim, as residências médicas, em todas essas especialidades, buscam ensinar a ética e a humanização no atendimento à população do Norte do país, que é carente e muito diversificada. "

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.]

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Paola Caracciolo e Giullia Moreira – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Divulgação Ebserh