Página inicial > Ultimas Notícias > Gepem lança edital para Especialização em Análise das Teorias de Gênero e Feminismos na América Latina

• Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 16h42

gepem

O Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” lançou edital para seleção ao “Curso de Especialização em Análise das Teorias de Gênero e Feminismos na América Latina”. O curso está sendo ofertado  na modalidade presencial e é inteiramente gratuito.  As inscrições estão abertas e o prazo se estende até o dia 6 de fevereiro. As  atividades acadêmicas serão iniciadas  no  mês de março.

A  criação de um  Curso de Especialização, o primeiro de pós graduação latu sensu que o Gepem oferece, é fruto de  discussão das reuniões realizadas na  Agenda Anual do grupo, em 2019.

“O curso foi proposto pela colega Ruth Almeida, da UFRA, apoiada pelas demais  colegas associadas. A ênfase ao feminismo latino-americano foi uma contribuição de outra colega, Adriane Lima, que já estava estudando o assunto. Outras reuniões foram agregando competências e montando o projeto apresentado à Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesp)”, conta a professora Luzia Miranda Álvares, coordenadora do Gepem.

O curso de Especialização em Análise das Teorias de Gênero e Feminismos na América Latina tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais na área das teorias de gênero e feminismo, contextualizando as teorias críticas feministas na América Latina e, assim, capacitar professoras/es, alunas/os, pesquisadoras/es e profissionais da área social para a compreensão das relações sociais de gênero e a aplicação desses estudos com técnicas didático-pedagógicas.

Público-alvo – São ofertadas 46 vagas, sendo 30 destinadas para ampla concorrência, cinco para demanda de técnicos e docentes da UFPA, três para pessoas indígenas, três para quilombolas, três vagas para pessoas autodeclaradas negras e duas vagas para pessoas com deficiência. As vagas serão preenchidas por ordem de classificação.

Poderão se candidatar portadores de diploma de curso superior que atuem nas seguintes áreas: pesquisadores, planejadores públicos, assessores políticos, profissionais das áreas de saúde, assistência social, extensão rural, recursos humanos, gestores empresariais e empreendedores, membros de ONGs, membros de movimentos sociais e graduados que procuram especialização na temática do curso para inserção no mercado de trabalho.

Inscrições -   As inscrições vão até o dia 6 de fevereiro e devem ser realizadas pessoalmente na secretaria do Gepem, localizada nos altos do prédio principal do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Setor Básico do campus universitário.  Veja a documentação necessária e as informações detalhadas sobre a seleção no edital.

Sobre o Gepem - O  Gepem é um grupo de estudos, de pesquisa e extensão criado em agosto de 1994, no âmbito do  Instituto de Filosofia e Ciências Humanas  (IFCH). O grupo agrega discentes, docentes, técnicos-administrativos não só da UFPA, mas também de outras instituições paraenses.

Ao longo de 25 anos, foram criadas agendas anuais para estimular a área de conhecimento sobre a situação das mulheres, quando se fez presente mais enfaticamente nos estudos sobre as teorias de gênero, transversalizando subáreas das Ciências Humanas nas demais, que se evidenciavam, a cada instante, nessa questão maior.

“Durante esse tempo,  nesse processo de estudos, o Gepem não só se integrava às matérias acadêmicas, mas também participava,  e tem se presentificado, dos movimentos sociais e de mulheres, quando estes procuraram associar-se às nossas atividades e ou levantaram bandeiras de luta contra a discriminação, o preconceito, a violência doméstica e sexual contra as mulheres, além de incluir outros grupos que têm nos ajudado a pensar os direitos humanos, como o LGBTI+, a raça, a geração, a classe social, ou seja, o que hoje está sendo tratado conceitualmente como interseccionalidade”, enfatiza a professora Luzia.

Serviço

Inscrições (Presenciais): Secretaria do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero - Gepem

Texto: Júlia Ramos - Divisão de Comunicação do IFCH
Arte: Divulgação GEPEM