Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Aplicação da UFPA inicia inscrições para turmas de 2020

Escola de Aplicação da UFPA inicia inscrições para turmas de 2020

• Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 18h40

escola de aplicacao foto mari chiba 1

A Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAP) iniciou, nesta sexta-feira, 17 de janeiro, as inscrições para as vagas das turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e nível Médio, do ano letivo de 2020. Neste ano, as inscrições devem ser realizadas via internet, no período de 17 a 21 de janeiro. O preenchimento das vagas será feito por meio de sorteio público.

Para concorrer às vagas oferecidas pela Escola de Aplicação,  é necessário que os candidatos estejam seguindo todos os critérios de idade da série escolhida, de acordo com o disposto no Edital de inscrição.

Na Educação Infantil,  serão ofertadas 15 vagas para matriculas imediatas e 30 ficarão em cadastro reserva. Para o Ensino Fundamental I, são ofertadas 10 vagas imediatas para turmas do primeiro ano e 20 para as turmas do segundo ao quinto ano. O cadastro reserva de cada uma dessas turmas contará com 20 candidatos.

No Ensino Fundamental II, o 6° ano tem disponível 20 vagas, enquanto o 7º, o 8º e o 9º anos disponibilizam duas vagas cada um. Para compor o cadastro reserva do Ensino Fundamental II, serão sorteados 20 candidatos para a turma do 6º ano e 10 para as turmas do 7º ao 9º ano.

Já as turmas do 1º e do 2º anos do Ensino Médio contam, cada uma, com 60 vagas imediatas para matrícula e mais 40 vagas para o cadastro reserva.

Inscrições - As inscrições serão realizadas por meio do site da Fadesp, no período de 17/1/2020 a 21/1/2020. O candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição e o Boleto Bancário no valor de R$ 20, que pode ser pago até o dia 22/1/2020. O comprovante de pagamento deverá ser impresso para fins de comprovação.

Se necessário, o candidato poderá ainda solicitar desconto ou isenção do valor da taxa, no período de inscrições, no site responsável, por meio do Cadastro Único. O atendimento dessa solicitação é condicionado à análise do perfil socioeconômico da família.

Sorteio - As vagas serão ofertadas por meio de sorteio, que será realizado no dia 30 de janeiro, nos seguintes horários: 8h às 10h, Educação Infantil (Pré I); das 10h às 12h, Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano); das 13h30 às 15h, Ensino Fundamental II (6° ao 9º ano); e das 15h às 17h30, Ensino Médio (1º e 2º anos).

Para acompanhamento do sorteio, será fixado em mural, nos quadros de aviso da Escola de Aplicação da UFPA, uma lista contendo número de inscrição e  nome do candidato por níveis e ano de ensino. O sorteio acontecerá no Salão Vermelho da Escola de Aplicação, da UFPA, situado nas instalações do Ensino Fundamental.

Matrícula – Deve ser realizada no dia 31 de janeiro de 2020, no horário das 8h às 12h, nas Coordenações de Educação Infantil, Fundamental I e Ensino Médio; e das 14h às 17h30, na Coordenação do Fundamental II.

No ato da matrícula, o representante legal do sorteado deverá levar as fichas do kit de matrícula, a cópia e o original da carteira de vacinação, a cópia do comprovante de residência e cinco fotos 3x4 recentes. Além disso,será necessário apresentar o comprovante da documentação escolar conforme o ano pretendido em suas respectivas coordenações de ensino e apresentar laudo médico (para as vagas destinadas às pessoas com deficiência).

EAP – A Escola de Aplicação é uma unidade acadêmica especial pertencente à UFPA que visa operacionalizar sua prática pedagógica com base na pluralidade metodológica. Eixos como interdisciplinaridade, multiculturalismo e educação inclusiva norteiam o fazer pedagógico, que se realiza com base na busca de ações inovadoras que contribuam para a formação de sujeitos críticos e autônomos.

Inscrições para turmas 2020 da Escola de Aplicação da UFPA (EAP)

Data: 17/1/2020 a 21/1/2020

Inscrições aqui

Valor do investimento: 20 reais

Mais informações no Edital.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Mari Chiba