Página inicial > Ultimas Notícias > Proeg recebe submissão de projetos para o Labinfra 2020

Proeg recebe submissão de projetos para o Labinfra 2020

• Publicado: Terça, 21 de Janeiro de 2020, 16h58

PGrad LabInfra 2020

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (Proeg), por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), está com inscrições abertas para seleção de propostas ao Subprograma de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação (Pgrad-Labinfra/2020). O subprograma promove a qualificação de laboratórios e demais espaços de atividades práticas para o ensino de graduação em todos os campi da UFPA. Os proponentes poderão submeter seus projetos até o dia 14 de fevereiro. Mais informações podem ser conferidas no edital.

O Pgrad-Labinfra está ligado ao objetivo estratégico de elevar a qualidade dos cursos de graduação da UFPA, que está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFPA). Atualmente, os impactos desse subprograma podem ser observados nos investimentos implementados em 260 projetos de reestruturação de laboratórios e de espaços de atividades práticas no ensino de graduação nas diversas unidades da UFPA.

“Já alcançamos a meta definida pela Proeg para esse indicador e estamos prevendo que o apoio irá ultrapassar 300 laboratórios com o Edital Labinfra 2020. Esses investimentos são muito significativos para a qualificação do ensino de graduação na UFPA”, afirma a diretora de Inovação e Qualidade do Ensino, professora Sheila Vilhena.

Novidades 2020 - O Edital nº 10/2019, que estabelece os investimentos do Pgrad-Labinfra em 2020, prevê apoio de quatro anos para os projetos aprovados, com disponibilização de recursos para bolsas de monitoria, aquisição, instalação e manutenção de equipamentos, reformas em geral e insumos. As propostas poderão ser submetidas por unidades ou subunidades acadêmicas, desde que obedeçam à quantidade máxima de duas propostas por curso de graduação.

Em comparação aos editais anteriores, a diferença do Edital Labinfra 2020 consiste na submissão de projetos que proponham ações ligadas às melhorias das práticas de ensino - seja em recursos, seja em estratégias, seja em modelos etc. - vinculadas ao investimento em infraestrutura.

Cronograma - As propostas deverão ser submetidas por meio de formulário eletrônico do Sistema de Projetos on-line (Sisprol), acompanhadas da descrição do apoio solicitado. O prazo vai até às 18 horas do dia 14 de fevereiro. O resultado preliminar da homologação das propostas será divulgado a partir do dia 2 de março. Após algumas etapas de análise de recursos, o resultado final será divulgado a partir de 29 de abril, com início da execução do projeto em maio deste ano.

Seleção de propostas para o Pgrad-Labinfra 2020

Data máxima para submissão: 18h do dia 14 de fevereiro

Devem ser feitas via formulário eletrônico do Sistema de Projetos on-line (Sisprol).

Data da divulgação do resultado final: a partir de 29 de abril.

Mais informações podem ser conferidas no edital.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA