Bettina Ferro abre inscrições para curso sobre Neuropsicopedagogia em crianças e adolescentes
Estão abertas, até o dia 31 de janeiro, as inscrições para o curso “Estimulação neuropsicopedagógica em crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento”, que acontece no período de 3 a 5 de fevereiro, no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS). Professores, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, discentes e profissionais interessados no tema podem participar da atividade, que oferta 30 vagas.
O principal objetivo é discutir e elaborar estratégicas psicopedagógicas que contribuam para a estimulação e reabilitação de crianças e adolescentes com transtornos de neurodesenvolvimento. Além de incluir alunos e profissionais do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), o curso é voltado também para quem atua na rede pública de ensino.
“Iremos refletir sobre os tipos de transtornos que podem afetar o aprendizado, sobre o papel da família nesse processo, além de apresentar modelos de planos de ensino individuais para atender às diferentes necessidades”, afirma a psicóloga Carla Casado, docente da Faculdade de Psicologia da UFPA e coordenadora do Projeto de extensão “Ambulatório de Neuropsicopedagogia Infantil”, que realiza atendimentos em pacientes da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Bettina Ferro.
A ideia do curso surgiu após a equipe do projeto de extensão perceber que a maior parte das crianças e dos adolescentes atendidos pela instituição hospitalar apresenta dificuldades de aprendizagem. “Um dos grandes desafios é identificar comportamentos favoráveis e elaborar estratégias para que o paciente possa avançar no seu processo de aprendizado”, comenta a coordenadora.
Conteúdo - O curso terá a duração de 12h e acontecerá no auditório do Hospital Bettina Ferro, das 13h às 17h, nos dias 3, 4 e 5 do mês que vem. Entre os tópicos abordados, estão: os transtornos do neurodesenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem; o papel da família como coterapeuta; fundamentos básicos do processo avaliativo; sondagem de aptidões ao planejamento educacional especializado; interação e relações que favorecem o processo de aprendizagem; tipos de adaptações curriculares e modelos de plano de ensino individual. Ao final da atividade, os participantes terão direito a certificado emitido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Inscrições - No ato da inscrição, os interessados deverão realizar a doação de um brinquedo pedagógico (preferencialmente feito em MDF ou plástico), que será utilizado no atendimento do ambulatório de estimulação neuropsicopedagógica do Bettina Ferro. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Secretaria de Ensino do HUBFS (Campus IV da UFPA, com acesso pela avenida Perimetral), no horário das 8h às 17h, até o dia 31 de janeiro.
Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Divulgação Ebserh
Redes Sociais