Página inicial > Ultimas Notícias > Obra de alunos da Faculdade de Artes Visuais ilustra mural no Museu da UFPA

Obra de alunos da Faculdade de Artes Visuais ilustra mural no Museu da UFPA

• Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 17h28

Mural MUFPA

Com o intuito de oferecer um espaço de diálogo artístico, capaz de incentivar a produção dos discente da UFPA e de fortalecer suas experiências profissionais para o mercado de trabalho, o curso de Artes Visuais (FAV) e o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) firmaram uma parceria para a ilustração de um mural desenvolvido na lateral do museu, localizado na Av. Generalíssimo Deodoro. Sob coordenação dos professores John Fletcher e Jussara Derenji, o projeto contou com a participação dos alunos Bruno Castro, July Anne, Leticia Carvalho e Thay Chaves.

Tendo como tema central "Museus por dentro, por dentro dos museus", o grupo de artistas decidiu representar esculturas, cartuns de diferentes artistas paraenses que ainda não foram expostos no museu, e um pouco da fotografia contemporânea. Para chegar ao conjunto artístico exposto, os alunos realizaram uma pesquisa nos diversos arquivos da própria reserva do museu, que resultou no projeto final.

“Nos inserimos no contexto do museu, realizando diversas visitas na reserva técnica, conversando com profissionais que nos introduziram à realidade e ao cotidiano do Museu da UFPA. O mural foi resultado dessas visitas e das conversas com esses profissionais, que, inclusive, estão retratados no mural, por entender que estar por dentro dos museus é compreender além da importância de um acervo tão rico e diverso quanto o do MUFPA, também o profissional que torna isso uma realidade”, afirma Letícia Carvalho.

Mural MUFPADe acordo com o professor John Fletcher, a iniciativa partiu de um convite da diretora do MUFPA, professora Jussara Derenji, que buscava estratégias de fortalecimento do espaço para as novas gerações de artistas pertencentes ao curso de Artes Visuais da UFPA. Segundo ele, a parceria busca, ainda, trazer pautas atuais à nossa região, bem como debates institucionais no próprio campo da Museologia e das Artes Visuais.

“Essa parceria se alinha a uma política de estímulo artístico da juventude acadêmica, aspecto este indispensável para uma sociedade que se quer mais forte no presente e no futuro. Também temos uma importância interinstitucional destacável, já que o MUFPA é um ponto de referência das artes em Belém, onde os parceiros e as parceiras dessas duas unidades podem se aproximar ainda mais, além de buscar o fortalecimento de experiências de trocas acadêmicas e visuais”, ressalta o professor John Fletcher.

Para os alunos artistas, participar da criação de uma obra em um lugar de grande destaque para as artes na cidade foi uma ótima oportunidade, não apenas para divulgar seus trabalhos, mas também para fazer uso da atividade em prol da diversidade que a arte possibilita, como experimentar a mistura de certas técnicas e materialidades na parede, bem como adquirir a experiência de trabalhar em equipe.

“Acreditamos que participar dessa experiência foi bastante necessária para todos nós. Nunca, antes, tínhamos trabalhado assim, em equipe, e só alguns tinham feito algum trabalho que envolvia um mural. Trabalhar em equipe é aprender o coletivo, é saber respeitar as especificidades de cada um, o gosto de cada um, e isso, quando envolve a arte, é ainda mais interessante. É uma experiência que vai ficar marcada, justamente por sermos artistas completamente diferentes um dos outros, mas, ainda sim, deu certo”, garante Letícia Carvalho.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA