Página inicial > Ultimas Notícias > Clube de Leitura promove debate sobre a importância da formação de novos leitores e escritores

• Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 18h04

Leitura Foto Alexandre de Moraes 3

De 27 a 29 de janeiro, será realizado o I Seminário de Formação do Clube de Leitura de Literatura Tertúlias do Grão-Pará. O objetivo do evento é democratizar informações sobre a política de livros e leitura e, assim, conscientizar a sociedade sobre a necessidade do direito à literatura. A programação será realizada das 9h às 17h, no Sesc Ver-o-Peso. As inscrições são grátis e podem ser feitas aqui. Haverá carga horária, e as vagas são limitadas.

O seminário visa formar leitores de livros em suporte papel e digital. Com o tema “A Literatura Infantil e Juvenil, o Livro e o Clube de Leitura como ambiente de Formação de Leitores”, o evento é uma ação que busca promover a leitura, tornar a Literatura Infantil e Juvenil um direito de todos e, também, incentivar a formação de clubes de leitura.

“Consolidar a alfabetização na perspectiva discursiva formando leitores e escritores é necessário. Sendo assim, estimular e trabalhar sistematicamente por meio de ações que insiram os sujeitos no universo da cultura escrita, por intermédio da leitura literária é o nosso objetivo geral”, afirma a professora Elizabeth Orofino, fundadora do Clube de Leitura de Literatura Tertúlias do Grão-Pará.

Inscrições – As inscrições são grátis e podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário on-line. Serão disponibilizadas 130 vagas, pois o espaço do evento é limitado. Todos os dados devem ser preenchidos corretamente, no momento da inscrição.

O evento é destinado a estudantes de graduação, pesquisadores, bibliotecários, agentes comunitários e qualquer pessoa interessada no tema. Os participantes irão receber carga horária de 30 horas.

No dia da abertura do evento, será realizada arrecadação de cadernos escolares, para serem doados a crianças e a jovens integrantes da ‘Sala de Leitura’ da casa ‘Canto do Rio’. A campanha de doação pede que cada um dos participantes do evento doe 1 (um) caderno, que será entregue às crianças e aos jovens do projeto, que é um espaço de leitura e está localizado na Ilha do Combu.

Clube de Leitura de Literatura Tertúlias do Grão-Pará – A ideia de criar o Clube de Leitura surgiu dos dados dos índices de analfabetismo e analfabetismo funcional do estado do Pará. O clube é uma ação de ensino e extensão promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sertão das Águas, da Universidade Federal do Pará. O intuito da iniciativa é fomentar a formação de leitores de literatura, focalizando especificamente literatura infantojuvenil.

“O Clube de Leitura íntegra o Projeto do Laboratório Sertão das Águas, que inclui também o Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará. Sendo assim, promovemos ações de alfabetização com inserção do sujeito no mundo da cultura escrita”, explica a professora Elizabeth Orofino.

Data: de 27 a 29 de janeiro de 2020

Hora: das 9h às 17h

Local: Sesc Ver-o-Peso (o local pode ser alterado de acordo com o dia do evento)

Mais informações no Facebook