Programa oferece cursos de Cálculo Básico e Tecnologia Digital para novos alunos da UFPA
O Brasil, como país em desenvolvimento, demanda progressivamente novos engenheiros, a fim de atender à progressiva transformação na execução de obras em todo o país. No entanto o índice de evasão nos cursos de engenharia é uma dificuldade enfrentada por diversas universidades. Por esta razão, foi fundado o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) em Ciências Básicas para Engenharias, programa que auxilia o discente ingressante na universidade que, geralmente, apresenta algum déficit de aprendizagem nas ciências básicas (Física, Química e Matemática).
Em parceria com o Instituto de Tecnologia (ITEC) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o PCNA proporciona o nivelamento em duas ocasiões no ano: no início do ano e durante o intervalo dos semestres. O curso é realizado por uma equipe de docentes e discentes de diversas engenharias que atuam comprometidas com o marco de um plano de aulas de Física, Química, Matemática e Tecnologias para alunos de engenharia recém-chegados ao Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará.
Em conjunto, os discentes planejam e criam um material didático, produzem aulas criativas aplicando dinâmicas lúdicas e, principalmente, revelam aos estudantes ingressantes da Universidade outra perspectiva em relação à vida profissional e, dessa forma, engajam e motivam o aluno pesquisador a buscar o conhecimento e ser autodidata.
Além do curso, durante o ano inteiro, o projeto também disponibiliza os serviços de Plantão de Dúvidas, Monitoria e Tutoria aos alunos. Com essa ampla rede de assitências, o PCNA influi positivamente nos indicadores de aprovação dos alunos nas engenharias da Universidade Federal do Pará, atendendo cerca de três mil alunos atualmente.
Sobre o PCNA/UFPA – Em atividade desde 2011, o programa evoluiu em método de ensino e tecnologia para receber o crescente número de calouros que o procuram. O objetivo é fortalecer a formação em ciências básicas dos discentes, de modo a proporcionar melhor desempenho acadêmico, bem como garantir a integralização curricular em tempo hábil e, principalmente, o desenvolvimento de um processo de ensino/aprendizagem mais efetivo, que leve à maior qualidade do profissional.
Texto e arte: Divulgação PCNA
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