Página inicial > Ultimas Notícias > Aprovados em Medicina dominam as primeiras colocações do PS 2020

Aprovados em Medicina dominam as primeiras colocações do PS 2020

• Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 19h27

ENEM 2020 FOTO ALEXANDRE DE MORAES alexftgf 10

A Universidade Federal do Pará divulgou o resultado do seu Processo Seletivo de 2020 (PS 2020) nesta quinta-feira (30). O anúncio dos primeiros colocados foi feito minutos antes da divulgação do listão pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). Os três primeiros colocados foram todos do curso de Medicina, com entrada no primeiro semestre para a cidade de Belém. São eles, respectivamente: Daniel Souza Gonçalves de Araújo, João Vitor Gomes da Silva e Manoel Neri Batista Neto.

Os dois primeiros colocados são moradores do estado do Tocantins. Daniel Araújo mora na capital, Palmas; e João Vitor Gomes, em Miranorte, no interior do estado. Manoel Neto é paraense, natural de Abaetetuba, mudou-se para Belém durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Primeiro Colocado DanielAprovado como primeiro lugar geral da maior universidade do norte do país, Daniel recebeu a notícia com surpresa. Segundo o candidato, a sua escolha pela UFPA se deu em virtude da tradição de diversos alunos do colégio em que estudava também já terem passado pela Instituição.

“Vi que a UFPA era uma instituição bem conceituada no norte do país e tive interesse em participar. Acompanhei o período de inscrições do vestibular e joguei minha nota do Enem, mas eu definitivamente não esperava ser o primeiro colocado da UFPA. Fiquei bastante surpreso e feliz”, relata.

Segundo colocado, João Vitor Gomes também se inscreveu na Federal paraense por influência de pessoas próximas. Amigo de alunos da UFPA, o candidato também contou com o apoio e a indicação de dirigentes da escola em que estudou o ensino médio.  “Fazer Medicina era um sonho de infância. Desde sempre quis e me dediquei a isso. O bom conceito da UFPA foi determinante quando fui escolher universidades”.

Segundo Colocado João

Fatores que influenciam – Para alcançar o seu sonho, a rotina de estudos de João Vitor Gomes exigiu muita dedicação: pela parte da manhã, revisava os conteúdos, e no período da tarde, realizava os exercícios. “Eu sempre me esforcei em tirar boas notas, então isso ajudou bastante na preparação para o Enem no ano passado”, expõe.

Para o terceiro colocado, Manoel Neri Batista Neto, a persistência também é um fator importante para quem deseja ter sucesso nos estudos. “O ano de preparação é muito complicado. O mais difícil é a pressão, mas, com a ajuda de todos, eu consegui. Nunca imaginei que ficaria entre os primeiros colocados. É uma sensação que nem sei explicar, só sentir mesmo. Se eu puder deixar um recado para quem busca a mesma coisa é: não desista dos seus sonhos, porque uma hora chega”, declara.

Os dez primeiros - Entre os candidatos mais bem colocados no PS 2020 da UFPA, nove são do curso de Medicina: Daniel Souza Gonçalves de Araújo (1º), João Vitor Gomes da Silva (2º), Manoel Neri Batista Neto (3º), Allana Karine Gatinho Garcia (4º), Maria Fernanda de Almeida Cavalcante Aranha (6º), Cecília Rodrigues Viana (7º), Isadora Rocha Rosa (8º), Maria Elisa Leite Araújo (9º) e Vinícius Queiroz Silva (10º). O candidato Erick Clayton Gonçalves Feio, aprovado no curso de Biomedicina, foi o quinto colocado.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes e Arquivo pessoal