Página inicial > Ultimas Notícias > Comemoração de aprovados no PS 2020 toma conta do Campus Guamá

Comemoração de aprovados no PS 2020 toma conta do Campus Guamá

• Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 20h00

ENEM 2020 FOTO ALEXANDRE DE MORAES alexftgf 23

Em um dia de muita comemoração pela cidade, o Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, nesta quinta-feira, dia 30 de janeiro, diversos estudantes, amigos e familiares para acompanhar a divulgação do Listão do Processo Seletivo 2020 (PS2020) da Universidade. O listão dos aprovados foi divulgado às 14h, após coletiva de imprensa realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

Enquanto a programação iniciava no auditório com a coletiva de imprensa, candidatos e seus familiares esperavam,  em torno do CEBN, ansiosos pela oportunidade de conferir os resultados. O clima em frente ao quadro de avisos era de nervosismo, mas, aos poucos, dava lugar à felicidade.

ENEM 2020 FOTO ALEXANDRE DE MORAES alexftgf 2Entre lágrimas e sorrisos - Com lágrimas de alegria, carros de som e marchinhas de carnaval, as comemorações dos novos calouros se tornavam cada vez maiores. Gritos dos aprovados, fogos de artifício, ovos e farinha tomaram conta do campus ao som de músicas e do listão sendo falado nas rádios. Uma das primeiras estudantes a chegar e ver seu nome na lista dos aprovados foi Fernanda Bahia, que passou no curso de Direito.

“Para mim, é muito maravilhoso, pois esse era meu segundo ano tentando o curso. Quando vi a demanda, eu me assustei e cheguei a achar que eu não iria passar novamente, mas eu senti, no meu coração, que deveria vir à UFPA para conferir o listão pessoalmente, porque a energia que emana aqui é muito grande, e isso é importante e incrível”, comentou Fernanda Bahia.

Para conferir de perto o nome no listão, a futura aluna da UFPA contou com o apoio do pai e  da mãe, Elem Bahia, que não escondeu a felicidade e o orgulho do feito realizado pela filha. “É muito gratificante saber que todo esforço que a minha filha teve foi recompensado com a aprovação. Eu só tenho a agradecer a Deus, pois hoje viemos aqui conferir o listão pessoalmente e tivemos a emoção de saber que ela passou. Agora ela será uma aluna da UFPA”, comemorou.

ENEM 2020 FOTO ALEXANDRE DE MORAES alexftgf 14Preparação dentro da UFPA– Outro estudante que escolheu conferir o resultado de perto foi Maycon Cantanhede, um dos aprovados no curso de Comunicação Social – Jornalismo. O aluno já conhecia a UFPA por ter contado com a preparação para o Enem oferecida por um dos projetos da Instituição, o Projeto Universidade Aberta (PUA).

“Eu fiz cursinho aqui, na UFPA, e o estudo na Universidade foi crucial na minha aprovação. Confesso que eu pensei em desistir, mas os professores me apoiaram, me incentivaram, e, com todo o suporte que tive, eu me esforcei, levantei a cabeça e continuei persistindo. E olhe só, hoje eu fui aprovado em Jornalismo”, declarou Maycon.

ENEM 2020 FOTO ALEXANDRE DE MORAES alexftgf 38As vozes que levam emoção – Tradicional no Pará, a divulgação do Listão dos Aprovados pelas emissoras de rádio leva emoção tanto para quem está longe, ouvindo em casa, quanto para aqueles que vão conferir o nome na Universidade. E para Wallace Sousa, um dos locutores da Rádio Web UFPA, esse papel de transmitir ao vivo o nome dos aprovados também é emocionante e gratificante.

“É quase indescritível a sensação e a emoção em ajudar um projeto tão lindo, que é a Rádio da UFPA. Hoje, com 5 anos de transmissão, a equipe toda se reuniu para um único propósito, divulgar, mais uma vez, o listão ao vivo para a Região Metropolitana de Belém e os interiores do estado. É um trabalho extraordinário! Me enche de emoção estar contribuindo novamente para esse momento tão importante na vida dos novos alunos da UFPA”, expõe.

Texto: Maiza Santos e Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre de Moraes