Página inicial > Ultimas Notícias > Empresa Júnior de Arquitetura permite que estudantes adquiram experiência profissional

• Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 18h06

Tekoa

É importante, em uma graduação, adquirir experiência prática na área. Para isso, alguns cursos criam empresas júnior, que são associações civis sem fins lucrativos, formadas e geridas por alunos. Uma delas é a Tekoá, criada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFPA. A Tekoá realiza diversos serviços, como de arquitetura, consultoria, design gráfico e capacitação para estudantes.

“Nós acreditamos na Arquitetura e no Urbanismo como qualidade de vida, um direito de todos. Não nos conformamos com a realidade ao nosso redor, mas sabemos que, juntos, somos capazes de transformá-la. Por isso a importância e a responsabilidade de estar em uma empresa júnior são elevadas. Sabemos que, de alguma maneira, estamos fazendo a diferença na qualidade de vida das pessoas: do estudante ao cliente atendido, por meio dos detalhes, nas soluções simples, porém funcionais”, explica Nathália Brígida, estudante que integra a equipe da empresa.

Orientado pelos professores José Maria Bassalo e Gisa Bassalo, o movimento também evidencia a relevância da Arquitetura para o desenvolvimento da sociedade, uma vez que dá a oportunidade de iniciantes na profissão contribuírem para um mercado mais dinâmico e competitivo, com o empreendedorismo sendo trabalhado ainda na vida acadêmica.

“Creio que o maior e mais importante benefício proporcionado aos discentes que participam de uma empresa júnior é a possibilidade de vivenciarem a experiência real da atuação no mercado de trabalho”, conta o professor José Bassalo, orientador da empresa.

Importância de experiência - Como toda empresa júnior, a Tekoá tem compromisso com a formação profissional dos estudantes da FAU.

“Quase todas as dificuldades que alguns discentes possuem em vivenciar a parte prática da profissão são sanadas quando se está dentro de uma empresa júnior. Aqui você tem a oportunidade de aprender como abrir uma empresa, a lidar com a papelada, como prospectar clientes, ir a campo fazer um levantamento, reunir com a equipe e criar um planejamento estratégico. A Universidade nos dá o conhecimento técnico suficiente e necessário para o exercício da profissão, e a empresa júnior oferece a experiência de mercado de trabalho, a se mostrar, se vender, ajudar as micro e pequenas empresas com serviços a um valor abaixo do mercado e, assim, contribuir ativamente para a economia do país”, diz Nathália.

Oficina gratuita - A Tekoá realizará, entre os dias 4 e 6 de fevereiro, uma oficina de caqueado do Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural da FAU. Nessa oficina, serão recriados produtos baseados na estética Raio que o Parta, por meio da elaboração de mosaicos de cacos de azulejo. A inscrição custa 40 reais e pode ser realizada aqui.

Links para o portfólio e redes sociais da empresa podem ser acessados aqui.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA