Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA já formou mais de 3 mil pedagogos por meio do Parfor

UFPA já formou mais de 3 mil pedagogos por meio do Parfor

• Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 18h23

Parfor jacunda2015

A Universidade Federal do Pará (UFPA) já formou 3.196 pedagogos no estado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Nos 10 anos de realização do programa, a Instituição implantou 118 turmas em municípios do Pará e já concluiu 110.

"Nós chegamos aonde os problemas existem. Ainda há muitos professores que não têm a primeira formação, mas é uma vitória cobrir o estado do Pará, pela sua dimensão, pela sua territorialidade", explica a professora Maria Ludetana Araújo, coordenadora do curso de Pedagogia no Parfor da UFPA.

A professora Maria Ludetana destaca que a maior parte dos alunos que integra as turmas de Pedagogia pelo interior do Pará são professores do 1º ao 5º ano. "O Parfor vem coroar a função da UFPA de chegar aonde estão os professores de Educação Infantil e fazer com que eles se sentissem vivos novamente", diz a coordenadora.

profa Maria Ludetana Araujo 01Segundo ela, o Parfor deu continuidade ao processo de interiorização da UFPA adaptando o formato dos cursos ao público-alvo. "Não era qualquer pessoa da comunidade, eram professores que precisariam regularizar sua vida profissional, se formar num curso superior para melhor trabalhar suas ações pedagógicas e didáticas", explica.

A evolução dos docentes durante as aulas foi visível, de acordo com a coordenadora. "Alguns professores tinham dificuldade para se expressar, para elaborar um projeto. Criamos oficinas pedagógicas para preencher essas lacunas. Foi uma mudança muito grande, porque melhorou até a forma de participarem, intervirem, falarem", relembra.

Ainda segundo Maria Ludetana, o maior benefício provocado pelo programa é a melhoria da educação dos municípios. "Nossas crianças estão em boas mãos, em mãos de professores que conviveram com outros professores que possuem uma experiência acumulada de ensino, pesquisa e extensão", pontua.

Texto e Fotos: Ascom / Parfor UFPA