Hemopa realiza campanha de coleta de sangue na UFPA
És calouro e estarás pelo Campus Guamá nos dias 5 e 6 de fevereiro? Que tal entrar na Universidade já salvando vidas? A Universidade Federal do Pará irá receber, durante esses dois dias, a Unidade Móvel de Coleta da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A parceria entre as duas instituições visa contribuir para a manutenção do estoque de sangue do hemocentro, além de ampliar o cadastro de doadores de medula óssea. A coleta ocorrerá das 8h às 16h, ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).
Além de promover a coleta de sangue dos calouros que estão passando pela processo de habilitação, alunos veteranos, servidores e visitantes que estejam interessados em se tornar doadores, a parceria do Hemopa com a UFPA visa também conscientizar os doadores sobre a importância de se tornar um doador frequente.
“Queremos sensibilizar as pessoas para se tornarem doadores permanentes, que pactuem a responsabilidade social, que é a doação de sangue, para atender às demandas dos hospitais. Esperamos que esse gesto seja parte da rotina acadêmica das pessoas, parte do seu dia a dia — e todos se sintam estimulados a doar regularmente, e não apenas uma vez ou em situações específicas”, ressalta Juciara Farias, gestora do Setor de Captação de Doadores do Hemopa.
Quem pode doar? - Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Pessoas menores de 18 anos precisam vir à UFPA acompanhadas dos responsáveis para efetuar a doação. Lembrando que homens podem doar sangue de dois em dois meses; e mulheres, a cada três meses.
No caso do cadastro de medula óssea, as informações são repassadas ao registro nacional para que, em caso de necessidade, o doador possa ser localizado de maneira informatizada. O doador deve lembrar que irá permanecer no registro até completar 60 anos de idade e a convocação para realizar a doação pode demorar alguns anos ou nem chegar a ocorrer.
Cadastro de doadores de médula óssea - Os hemocentros regionais também são responsáveis por cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados são agrupados em um registro único e nacional (Redome).
Uma mesma pessoa pode ser voluntária para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos, para isso, é importante que este desejo seja explicitado no momento do cadastro e esse cadastro seja mantido atualizado em caso de troca de endereço, telefone etc.
Serviço:
Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea
Data: 5 e 6 de fevereiro de 2020
Local de atendimento: ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes, UFPA – Guamá, Campus Básico.
Horário: das 8h às 16h
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes
Redes Sociais