Página inicial > Ultimas Notícias > Dia Nacional da Mamografia lembra a importância do exame para a prevenção do câncer de mama

• Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 16h59

mamografia rep google

O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que cerca de 4 milhões de mulheres brasileiras, com idade entre 50 e 69 anos, nunca fizeram uma mamografia, que é o exame mais preciso para se obter o diagnóstico precoce, por isso o dia 5 de fevereiro foi instituído como o Dia Nacional da Mamografia.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a mamografia de forma gratuita, e, em Belém, o Hospital Barros Barreto é uma das unidades referenciadas para quem precisa realizar o procedimento. A instituição, que integra o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) e é vinculada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza mais de sessenta mamografias por semana, totalizando 250 por mês, e possui um diferencial em relação a outras instituições públicas que fazem o exame: a utilização de um mamógrafo digital.

O aparelho possui zoom de alta precisão, que melhora a qualidade da imagem e identifica melhor possíveis alterações na densidade mamária. A imagem é disponibilizada instantaneamente na tela do computador, o que possibilita o aumento do número de exames realizados. “A aquisição deste aparelho para o hospital foi de grande valia, porque poupa nossos pacientes de muitos procedimentos repetitivos e desnecessários”, afirma Elisangela Santana, técnica de radiologia do Hospital Universitário Barros Barreto.

“Antes, muito tempo era perdido com o mamógrafo analógico, porque o paciente tinha que esperar para que a imagem pudesse ser revelada. Várias vezes, a imagem não saía bem definida e a gente tinha que repetir todo o exame, para revelar novamente e, aí sim, encaminhar esse paciente para outros profissionais. Hoje, esse processo está muito mais fácil para os funcionários e para a pessoa que está fazendo o exame”, completa.

“O HUJBB, realizando esforços para tentar amenizar essa situação, se prontifica para atender adequadamente qualquer cidadão encaminhado pelo SUS, seja para exames de mamografia, seja para procedimentos e consultas especializadas na Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) da instituição”, afirma a superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, Regina Feio Barroso.

Como agendar - O exame da mamografia no HUJBB é realizado mediante regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, a pessoa que deseja se prevenir contra o câncer de mama ,ou até mesmo que já apresente alguns sintomas da doença, pode ir até as unidades de saúde do seu município, onde será direcionada para as instituições de referência, como o Barros Barreto.

A técnica Elisangela ressalta que o hospital também se organiza para realizar mutirões de prevenção contra vários tipos de câncer durante o ano. “São ações que, em conjunto, podem fazer diferença na vida de muitas pessoas.”

Quem pode fazer - Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar a mamografia como forma de prevenção, mas o Ministério da Saúde também alerta para a possibilidade de câncer de mama em homens, o que ressalta a necessidade de campanhas de conscientização para cuidados com a saúde. A partir dos 50 anos, é recomendável fazer a mamografia de dois em dois anos.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Giullia Moreira e Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Reprodução Google