Migração de conta institucional para a plataforma G-Suite pode ser solicitada via Sagitta
O G-Suite for Education é um conjunto de ferramentas de produtividade e colaboração em sala de aula, que permite criar, editar e compartilhar arquivos em tempo real, além de acompanhar o conteúdo on-line de qualquer dispositivo. Por esses motivos, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC) disponibiliza a migração das contas de e-mails institucionais da Universidade para o sistema. A plataforma é gratuita e ilimitada para instituições de ensino, como é o caso da UFPA.
Com a nova plataforma, os alunos e os servidores da UFPA terão acesso às diversas ferramentas do Google, como o g-mail, hangout, drive, formulários, agenda, apresentações, documentos, planilhas, sala de aula, grupos, keep, chat, jamboard, sites e tarefas. Vale frisar que os serviços de e-mail e de armazenamento em nuvem contam com espaços ilimitados, ao contrário das contas pessoais e gratuitas.
De acordo com Marco Aurélio Capela, diretor do CTIC, a ideia principal que levou mais de 40 universidades brasileiras a aderirem é o investimento. “Para você manter um serviço de e-mail com qualidade para toda a comunidade acadêmica, precisa de investimento alto e constante, é um custo de pessoas capacitadas para trabalhar, mas também de investimento em equipamentos, computadores, rede, armazenamento, e é um custo constante. O G-Suite oferece isso gratuitamente, então esperamos que todos façam a adesão”, explica.
Migração - Os novos calouros que chegarão em 2020, quando forem criar sua conta institucional, além de acesso à rede sem fio e a periódicos, já terão o e-mail pelo G-Suite com a assinatura institucional @unidade.ufpa.br.
Ao mesmo tempo, os alunos e os servidores que atualmente só têm conta institucional para rede sem fio e periódicos já podem solicitar, via Sagitta, a adesão para a migração para o G-Suite. Com a adesão, o usuário deixa de receber mensagens via correio.ufpa.br e passa a recebê-las por meio do gmail. Para ajudar os usuários e esclarecer dúvidas, foi disponibilizado o site da plataforma institucional.
Com a mudança, as mensagens recebidas no e-mail serão migradas em segundo plano para a nuvem do Google e, dependendo do tamanho da sua caixa de entrada, a operação poderá acontecer imediatamente ou demorar alguns dias. Caso algo de incomum aconteça, basta entrar em contato com o CTIC, que poderá recuperar os dados uma vez que nada do correio será apagado com a migração.
Auditoria – É importante lembrar que quem faz a auditoria dos serviços de e-mail da UFPA são os administradores de domínio que integram a equipe do CTIC. Qualquer tipo de processo judicial, qualquer pedido das autoridades competentes, caso seja necessário, continuará sendo feito pela Instituição, por pessoas autorizadas e não pela plataforma ou por qualquer outra empresa parceira do Google.
Mais informações, acesse https://gsuite.ufpa.br
Texto: Nayana Batista – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: CTIC
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