Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Nitae² oferta disciplinas temáticas para a graduação
Início do conteúdo da página

Nitae² oferta disciplinas temáticas para a graduação

  • Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 20h41

Projeto Portal da UFPA Nitae

O Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (Nitae2) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai ofertar três disciplinas de graduação, no semestre letivo 2020.2, que podem ser cursadas por estudantes de qualquer área de conhecimento. As disciplinas temáticas terão uma abordagem transdisciplinar. Entre os temas, estão: “Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades”, “Famílias vivendo sem violência” e “Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Superior”. A matrícula ocorrerá regularmente, pelo SIGAA, no período de 16 a 23 de fevereiro de 2020.

A proposta dessas disciplinas é trabalhar com temas que, em virtude da sua complexidade, demandam uma abordagem transdisciplinar que contribua para uma formação ampliada e cidadã dos alunos de graduação no contemporâneo. Para isso, as disciplinas contarão com atividades e avaliações com o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais, buscando promover processos de aprendizagem significativa.

Especialistas de diferentes áreas participarão como convidados ministrando palestras, workshops, oficinas e rodas de conversa ao longo do semestre. A concepção das atividades é de docentes do Nitae2, em cooperação com docentes de outras unidades da UFPA e de universidades parceiras. As disciplinas ainda serão ambiência de formação e estágio supervisionado para alunos do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) e bolsistas de Iniciação Científica das docentes ministrantes.

Flexibilização curricular - A oferta das disciplinas do Nitae2 se insere no contexto de flexibilização curricular na UFPA, regulamentada institucionalmente pela Resolução n. 5.107, de 26 de outubro de 2018, que permite aos cursos de graduação disponibilizar parte de suas cargas horárias para que os discentes participem de atividades de formação que não estejam, necessariamente, dentro do currículo de seus cursos.

Com a flexibilização curricular, o discente de graduação pode escolher disciplinas e/ou atividades fora de seu percurso curricular padrão e creditá-las regularmente em seus históricos. Vale ressaltar que, ainda que o curso de graduação do discente não tenha aderido à flexibilização curricular, é possível cursar as disciplinas do Nitae2 e, posteriormente, a faculdade poderá solicitar ao Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) a integralização delas como optativas.

Sobre as disciplinas - A disciplina “Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades” (código: NITAE002) será ministrada pela professora Jane Felipe Beltrão, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA, em parceria com as professoras Fernanda Chocron Miranda e Suzana Cunha Lopes, do Nitae2, sempre às terças-feiras, das 14h50 às 18h20. Seu principal objetivo é promover a compreensão das múltiplas identidades que se desenham pelos/as agentes sociais nos cenários urbanos e rurais das Amazônias na contemporaneidade.

A proposta é justamente pensar a(s) Amazônia(s) como espaço complexo e plural, habitado por diferentes grupos étnicos e identitários, com posicionamentos políticos e movimentações sociais próprias. Para isso, está prevista a participação de antropólogos, jornalistas, médicos, advogados e professores da Educação Básica, que ajudarão a visibilizar as diversas realidades da região. A carga horária é de 60h, e serão ofertadas 400 vagas. Todas as aulas serão transmitidas ao vivo, pela Internet, no endereço www.aovivo.nitae.ufpa.br.

Já a disciplina “Famílias vivendo sem violência” (código: NITAE003) abordará, por meio da análise de casos empíricos, peças judiciais e produções midiáticas, o conceito de violência doméstica e/ou familiar relacionado a questões socioculturais e de gênero. Pretende-se refletir sobre o impacto dessas modalidades de violência sobre as famílias e a sociedade em geral, assim como discutir o papel e a atuação institucional de proteção às mulheres vítimas de violência no Brasil. Apesar da criação da Lei Maria da Penha, em 2006, a questão da violência doméstica e/ou familiar no país ainda é uma problemática que avança em números e complexidade.

Essa disciplina será ministrada pela professora Artenira da Silva e Silva, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) na UFPA, em parceria com as professoras Fernanda Chocron Miranda e Suzana Cunha Lopes, do Nitae2. A disciplina ocorrerá na terça-feira, das 18h30 às 21h50, com carga horária de 60h, sendo ofertadas 200 vagas. A temática também será explorada no âmbito do PPGCIMES, com a participação de discentes de pós-graduação, magistrados e advogados que atuam nessa área no sistema judiciário.

Por fim, a disciplina “Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Superior” (código: NITAE004) será ministrada pelas professoras Fernanda Chocron Miranda, Suzana Cunha Lopes e Maria Ataide Malcher do Nitae2, às quintas-feiras, das 14h50 às 18h20. Nela, pretende-se discutir as potencialidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino Superior, tanto nos processos de ensino-aprendizagem, quanto nos de pesquisa científica e extensão.

A proposta possui um caráter teórico-prático, que vai desde o mapeamento de cenários e usos dessas TDICs no contexto do discente à aplicação das competências transmidiáticas dos discentes na concepção de materiais midiáticos em diferentes linguagens. A carga horária é de 60h, e serão ofertadas 40 vagas.

Sobre o Núcleo - O Nitae2 foi criado em 2017, originado da então Assessoria de Educação a Distância (AEDi) da UFPA. Seu objetivo é promover estudos transdisciplinares voltados às tecnologias e metodologias da Informação e Comunicação orientadas a soluções inovadoras em Ensino, Pesquisa Aplicada e Extensão. No âmbito da pós-graduação, o Nitae2 oferta, por meio de seu Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES-UFPA), o Mestrado Profissional em Ensino, que recebe, em 2020, sua quarta turma.

Já na graduação, o Nitaetambém já vem trabalhando fortemente, por meio da liderança de diversas atividades de pesquisa e de ensino, a exemplo do Projeto Newton, que atende a mais de mil alunos por semestre, principalmente das graduações em Engenharia; e os projetos aprovados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que envolvem amplo número de estudantes de graduação, entre outras ações. A oferta das disciplinas faz parte da missão essencialmente interdisciplinar dos Núcleos da UFPA e atende a uma demanda constante de ampliação de oportunidades de formação no âmbito da graduação na Instituição.

Texto e arte: Divulgação Nitae2

registrado em:
Fim do conteúdo da página