Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto do prédio do Cinema, Livraria e Editora na UFPA será apresentado nesta segunda-feira, 17

• Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 17h26

topo materia cineUFPA

Nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, às 10h, ocorrerá a sessão de apresentação do projeto do prédio do Cinema, Livraria e Editora da Universidade Federal do Pará (UFPA), que será um espaço para sediar atividades de fomento à cultura e ao audiovisual abertas à comunidade. Nele, funcionarão integradamente um cinema universitário, o Cine UFPA, uma livraria com café e a sede da Editora da UFPA (ed.ufpa). A apresentação será realizada na Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (SEGE), localizada no 3º andar do prédio da Reitoria.

Na sessão de apresentação, a comunidade poderá conhecer o projeto arquitetônico do prédio como um todo e, especialmente, da sala do Cine UFPA. Os projetos técnicos do novo prédio foram concebidos e desenvolvidos por um grupo de professores e estudantes da UFPA, de diferentes áreas da Engenharia e da Arquitetura, além de equipes de trabalho da Prefeitura da UFPA, da Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). O projeto arquitetônico foi elaborado pelo arquiteto Caíque Lobo, egresso da Escola de Aplicação da UFPA.

Com base nessas múltiplas competências, a concepção do prédio leva em consideração o uso de materiais sustentáveis e a promoção de eficiência energética, além de atender a requisitos de acessibilidade. A primeira etapa de construção do prédio já iniciou com recursos de emendas parlamentares do senador Paulo Rocha e do deputado Edmilson Rodrigues, além de verbas próprias da UFPA. O recurso para as próximas etapas também já está garantido por meio de novas emendas parlamentares.

Um cinema universitário - O Cine UFPA terá uma grade de exibição de filmes para o público interno e externo da Instituição, nos períodos da tarde e da noite, e atividades didáticas pela parte da manhã, a exemplo de aulas dos cursos da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFPA. O cinema também sediará mostras e festivais, a exemplo do "Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém", organizado pelo Núcleo de Produção Audiovisual (NUPA), projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, que este ano terá a sua sexta edição.

A proposta é uma das iniciativas da Universidade para incentivo à cultura e à produção audiovisual. Nasce do diálogo estabelecido com a professora Jorane Castro, do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, Marco Antonio Moreira, crítico de cinema e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA, e Alfredo Manevy, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um dos primeiros resultados dessa parceria foi a criação, em 2018, do Projeto do Cineclube UFPA, que realizou exibições de filmes, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). Com a curadoria de Marco Antonio Moreira e Jorane Castro, foram exibidas obras cinematográficas, como O Mercado de Notícias, Adeus, Lênin!, Iracema, José e Pilar, Para ter onde ir e Órfãos do Eldorado.

Outro projeto liderado pela Reitoria da UFPA, em parceria com os professores, foi a criação da Rede Universitária de Cinema, para a construção de salas de cinema nas universidades federais. O Projeto da Rede foi aprovado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e apresentado à Agência Nacional de Cinema (Ancine). A apresentação da proposta ocorreu na 172ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada em Belém, nos dias 26 e 27 de julho de 2018, com o apoio da então presidente da Ancine, Débora Ivanov. Em virtude das mudanças na política nacional, não houve maiores avanços no projeto.

Texto e arte: Divulgação