Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA forma mais de 150 residentes nas modalidades médica, uniprofissional e multiprofissional

• Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 17h22

Pórtico Principal da UFPA Foto Alexandre Moraes 1

Na noite de quarta-feira, 19, a Universidade Federal do Pará (UFPA) forma 154 residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional da Instituição que acontecem no Complexo Hospitalar Universitário e nos campi de Belém e do interior. A cerimônia de encerramento da turma 2020 será no auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes (CEBN), próximo à Reitoria da UFPA, e terá início às 17h.

A solenidade é realizada em conjunto desde 2018, quando as duas modalidades de residência decidiram por encerrar as atividades em conjunto. Até então, só havia cerimônias separadas. “No ambiente de trabalho dos hospitais universitários, o atendimento é multiprofissional, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outras profissões, por isso as atividades das residências andam juntas como expressão da atuação interprofissional integrada”, afirma Laura Tomazi, chefe da Unidade de Pós-Graduação e Residências do Complexo Hospitalar da UFPA, que é vinculado à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O número de residentes concluintes em relação a 2019 aumentou de 102 para 154.  “Isso ressalta o compromisso que temos em formar profissionais qualificados para prestar atendimento adequado no Sistema Único de Saúde e também a competência dos residentes em não desistir perante as dificuldades”, afirma a superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Regina Feio Barroso. Junto ao reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, ela cumprimentará os formandos e seus familiares durante a solenidade de encerramento.

Os concluintes da residência médica receberão os certificados de conclusão nas especialidades de anestesiologia, clínica médica, cirurgia básica, cirurgia geral, dermatologia, infectologia, medicina de família e comunidade, endocrinologia, geriatria, pneumologia, cirurgia do aparelho digestivo, ginecologia e obstetrícia, otorrinolaringologia, oftalmologia e pediatria.

Também irão concluir os residentes da modalidade Multiprofissional em Saúde, nas áreas de concentração de oncologia, saúde do idoso, atenção ao paciente crítico, saúde da mulher e da criança, enfermagem obstétrica, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, clínica médica e cirúrgica de animais silvestres e clínica médica e reprodução de ruminantes e equídeos. As residências multiprofissionais são voltadas para graduados em Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Nutrição e Medicina Veterinária.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Alexandre de Moraes