Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para curso de Iniciação à Crítica Teatral

Inscrições abertas para curso de Iniciação à Crítica Teatral

• Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 17h22

Seminário Palhaços joice5

A Escola de Teatro e Dança (Etdufpa) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Projeto de extensão Tribuna do Cretino, abriu inscrições para o preenchimento de 20 vagas no curso de “Iniciação à Crítica Teatral – Caminhos da Escrita”. O curso acontecerá no período de 9 a 22 de junho, na ETDUFPA, com encontros semanais toda segunda-feira, das 14h30 às 17h30.

O curso é gratuito, e as fichas de inscrição devem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  até o próximo dia 4 de março. Não há limitação da área de atuação profissional para os candidatos, desde que o interessado tenha o hábito ou queira passar a acompanhar as apresentações teatrais produzidas pelos artistas locais. O curso será ministrado pelo professor Edson Fernando e conta com carga horária total de 60 horas.

Sobre o curso - A proposta será desenvolvida por meio de metodologia e abordagem teórico-prática, isto é, contará com atividades de aprofundamento teórico acerca da noção de “crítica teatral” no Brasil do século XX, os rumos que ela tem trilhado na conjuntura digital do século XXI e o processo de reformulação da função da crítica teatral à luz dos escritos do filósofo francês Jacques Rancière e da crítica teatral brasileira Daniele Avila, autores de O Mestre Ignorante e O Crítico Ignorante, respectivamente.

A partir desse marco teórico, o curso desenvolverá exercícios de produção de textos críticos voltados à reflexão de montagens teatrais da cidade estimulando, assim, os participantes a buscar novos modos de debater e dialogar com as obras artísticas, apontando e experimentando caminhos para uma escrita mais ensaística e poética.

Tribuna do Cretino - É um projeto de extensão vinculado ao Instituto de Ciências da Arte e à Escola de Teatro da UFPA e coordenado pelo professor Edson Fernando. O projeto desenvolve suas atividades desde 2015 e promove dois tipos de publicações regulares: Tribuna do Cretino – Revista de Crítica em Teatro / ISSN 2359-4926, publicação impressa que se encontra no sexto número; e o site Tribuna do Cretino, plataforma virtual disponível aqui.

Curso Iniciação à Crítica Teatral – Caminhos da Escrita

Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA.

Período: 9 de março a 22 de junho – sempre às segundas-feiras, das 14h30 às 17h30

Inscrições Gratuitas

Solicitar Ficha de Inscrição até o dia 4 de março pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais informações: https://www.tribunadocretino.com.br/iniciacao-a-critica-teatral/ ou pelo celular (91) 996123880

Texto: Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA
Foto: Divulgação ETDUFPA/ICA/UFPA