Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade reinaugura sala do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Início do conteúdo da página

Universidade reinaugura sala do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

  • Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 17h38

07.02.2020 Inaugurações Complexo Saúde Elielson Almeida SITE 1

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugurou uma nova sala administrativa na última sexta-feira, 7 de fevereiro. A sala havia sido destruída em um incêndio acidental, ocorrido no segundo semestre de 2019. A recuperação do espaço teve o apoio da Reitoria, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Administração (Proad) para ser reconstruída e devolvida a docentes e a discentes que atuam no Programa.

A singela cerimônia de reinauguração teve a presença do reitor Emmanuel Tourinho; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; do pró-reitor de Administração, João Cauby; do coordenador geral de Patrimônio da Prefeitura Multicampi, Oswaldo Junior; da diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Eliete Cunha; e do coordenador do PPGENF, professor Eliã Botelho, além de demais docentes, técnicos-administrativos e alunos.

A sala recuperada foi ainda modificada e já adaptada à abertura de um futuro curso de doutorado, uma vez que o PPGENF já possui nove anos de atuação. Hoje, o novo espaço conta com uma recepção, uma secretaria, um escritório dividido em quatro ilhas de trabalho, além de um ambiente para reuniões.  

Desde a ocorrência do incêndio, o programa permaneceu por cerca de cinco meses sem a sala administrativa. “Nesse período, nós tivemos que ‘invadir’ uma sala de pesquisa, um ambiente destinado a reuniões, orientações e apresentações de projetos, tirando a nossa e a privacidade de outros professores e alunos que também utilizavam o espaço. Sem contar também a dificuldade de trabalhar administrativamente em um espaço improvisado”, relatou o coordenador Eliã Botelho.

07.02.2020 Inaugurações Complexo Saúde Elielson Almeida SITE 3Esforço conjunto - O incêndio começou em uma noite de sábado, quando o aparelho de ar condicionado do local entrou em curto e afetou toda a sala. Segundo relata o professor Eliã, os seguranças do prédio atentaram à ocorrência a tempo e acionaram imediatamente a Coordenação de Patrimônio, que, por meio do técnico Oswaldo Junior, não mediu esforços para que danos maiores fossem evitados. Por isso o servidor também participou do descerramento da placa da nova sala.

Na ocasião, a diretora do ICS agradeceu o apoio da instituição em evitar que o incêndio se propagasse para as demais áreas do PPGENF e para a Faculdade de Enfermagem, e disse que o trabalho em parceria foi de fundamental valia para que o programa pudesse se recuperar e permanecer em plena atuação.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio, destacou que houve um esforço conjunto para que a devolução do espaço à comunidade acontecesse, de modo que a Propesp cedeu computadores, a Proad concedeu o mobiliário e a Reitoria, o orçamento para que a reforma fosse realizada. “Nós só conseguimos fazer muito, se nós formos muitos. Então, somos uma rede de pessoas trabalhando em prol da nossa instituição”, afirmou.

O reitor Emmanuel Tourinho afirmou que é possível alcançar grandes resultados quando se trabalha em cooperação, além disso lembrou que acompanha a trajetória do PPGENF desde que foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, na gestão de 2009-2016. “Naquela época, ainda havia poucos programas de pós-graduação na UFPA. No ICS, por exemplo, eram apenas dois programas e, atualmente, são dez. Então, certamente, o PPGENF nasceu desse trabalho realizado conjuntamente com a direção do ICS, resultado de uma parceria muito boa”, disse.

07.02.2020 Inaugurações Complexo Saúde Elielson Almeida SITE 2Compromisso com a pós-graduação - Segundo Tourinho, o compromisso da atual gestão da UFPA é de expandir a pós-graduação na Instituição não apenas numericamente mas também qualitativamente. “E nossos resultados têm sido extraordinários. Em vários indicadores gerais, a UFPA está entre as 20 ou as 30 melhores universidades brasileiras. Quando se trata dos indicadores referentes à pós-graduação, a Universidade, há dez anos, estava entre a 15ª e a 20ª colocação em rankings de instituições brasileiras e, hoje, estamos entre as dez principais instituições do Brasil em pesquisa e pós-graduação. De acordo com o GeoCapes [ferramenta de dados georreferencial da Capes], a UFPA é a 9ª instituição com maior quantidade de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e segue em crescimento. Isso nos coloca em destaque e, certamente, significa que, se temos pós-graduação, temos pesquisas de qualidade sendo desenvolvidas em nossa casa. Essas conquistas são de todos nós”, ressaltou.

De acordo também com a plataforma Web of Science, principal base internacional de dados acadêmicos, nos últimos três anos, a UFPA aumentou em 30% o número de publicações indexadas e as citações a pesquisadores locais aumentaram em mais de 80%. Atualmente, a UFPA tem em atuação mais de 100 cursos de pós-graduação, 28 dos quais foram abertos no último triênio.

Mais melhorias - Entre outras melhorais previstas não apenas para o PPGENF como também para o ICS como um todo, o reitor anunciou, ainda, que será iniciada, brevemente, a construção de uma nova área de convivência para os alunos. A área atenderá aos alunos das Faculdades de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

O PPGENF tem por objetivo formar enfermeiros pesquisadores com uma visão global do cuidado de enfermagem numa compreensão da realidade amazônica para as práticas de atenção à saúde nos serviços e no ensino, com base em fundamentações teóricas e metodológicas críticas para o cuidado humano, e está sediado na Faculdade de Enfermagem, no setor saúde do Campus Guamá, em Belém.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Elielson Almeida

registrado em:
Fim do conteúdo da página