Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Proex promove certificação de produtores da Feira da Agricultura Familiar
Início do conteúdo da página

Proex promove certificação de produtores da Feira da Agricultura Familiar

  • Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 17h14

Feira Tucuruí3

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA) promoveu a certificação dos produtores da Feira da Agricultura Familiar no Campus Tucuruí. A capacitação dos produtores teve como objetivo a ampliação da segurança alimentar na produção e na venda dos produtos e a qualidade dos produtos dos agricultores familiares de Tucuruí e de Breu Branco.

A certificação atendeu a 50 produtores que participaram do Projeto de Capacitação de Produtores de Agricultura Familiar dos municípios de Tucuruí e de Breu Branco, no curso "Higienização e Manipulação de Alimentos".

“O curso integra as atividades do ‘Programa Saberes, Sabores e Vivências: fortalecimento da Feira da Agricultura Familiar’, que teve inicio na UFPA/Campus do Guamá e expandiu seu alcance para o Campus Tucuruí, com ações também no município de Breu Branco. Em virtude da necessidade dos agricultores da região, o então diretor de Planejamento do Campus Tucuruí entrou em contato com a Proex para interiorizar o programa”, explica Udson de Souza.

Para a região, o curso representa uma evolução no nível de profissionalismo dos agricultores, o que também se reflete na sociedade. “A ampliação do conhecimento desses agricultores é importante para que eles possam consolidar sua feira fixa e a feira itinerante que o projeto estimulou, além de favorecer a ampliação da renda dos agricultores por meio da venda ao município”, afirma Udson de Souza.

Feira TucuruíFortalecer e integrar – A certificação é resultado de uma ação da Proex, no âmbito do Programa de Extensão da Feira da Agricultura familiar, que foi expandido para o Campus Tucuruí. Por meio do programa, a realização da feira já ocorre semanalmente no Município de Breu Branco e quinzenalmente no Município de Tucuruí.

No ano de 2020, o programa irá continuar desenvolvendo suas atividades com os agricultores dos municípios de Breu Branco e de Tucuruí, estando previsto novos cursos de capacitação, como Informática Básica; Cooperativismo; Compostagem e Reaproveitamento das sobras dos produtos na elaboração de derivados: temperos, rações etc.

“O programa tem como um de seus objetivos fortalecer e consolidar a Feira da Agricultura Familiar como uma experiência concreta de concepção de política pública e como um espaço que possui uma perspectiva da sustentabilidade socioeconômica, cultural e ambiental e ações de caráter integradas entre ensino, pesquisa e extensão”, garante o professor Carlos Maciel, que realizou a entrega dos certificados aos participantes.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página