Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Internacionalização recebe inscrições para Curso de Língua e Cultura Francesa

• Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 17h48

Curso francês prointer

De 3 a 5 de março, estarão abertas as inscrições para quatro cursos de Língua e Cultura Francesa, para a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições são grátis e devem ser feitas presencialmente na sala da Coordenação do Centro de Internacionalização, no Bloco G, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

No total, serão ofertadas 125 vagas distribuídas da seguinte forma: duas turmas para iniciantes (Básico I), com 50 vagas; uma turma para iniciantes (Básico II), com 25 vagas; e uma turma para obtenção de certificação, com 25 vagas. Além disso, serão ofertadas 25 vagas para ateliês culturais e conversação. Em todas as turmas, haverá monitores voluntários da Falem - curso de francês.

A iniciativa é uma parceria entre o Centro de Internacionalização da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer/UFPA), a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem/UFPA) e a Embaixada da França.

Sobre os cursos – Os cursos são voltados para servidores técnicos, docentes e discentes da UFPA. O curso de Francês para iniciantes (Básico I), para a primeira turma, irá ocorrer dia de terça e quinta-feira, das 14h às 15h40. Para a segunda turma, será na terça e na quinta-feira, das 15h50 às 17h30. As aulas são voltadas para estudantes que desejam iniciar os estudos na língua francesa.

O curso para iniciantes (Básico II) irá ocorrer dia de segunda e quarta-feira, das 14h às 15h40. A turma é voltada especialmente para estudantes que desejam continuar os estudos na língua francesa e já tenham realizado o Básico I ou apresentem nível de francês compatível.

O terceiro curso visa à obtenção de certificação TCF-Capes, DELF e DALF. As aulas serão na sexta-feira, das 14h às 17h20. A turma é voltada a estudantes de francês não iniciantes que necessitem obter certificação para ingressar em cursos de pós-graduação ou participar de programas governamentais e não governamentais como o BRAFITEC, BRAFAGRI e outros para fins de internacionalização. Para esse nível é preciso comprovação de francês intermediário ou avançado, proposta de ingresso em pós-graduação ou em programas de intercâmbio, e deve ser Integrante da Lista da PROEX/SAEST.

O curso para Ateliês Culturais e Conversação irá ocorrer na segunda e na quarta-feira, das 15h50 às 17h30. As aulas serão voltadas para estudantes de graduação e Licenciatura em Língua Francesa, e para a comunidade acadêmica detentora de proficiência em francês, com foco em atividades culturais e conversação. É necessário ter formação em francês em, pelo menos, 3 níveis de língua francês Falem. O candidato também deve ser Integrante da Lista da Proex/Saest.

Para participar – O candidato deve verificar sua disponibilidade de horário para comparecer ao curso, antes de efetivar sua inscrição, pois a frequência aos cursos deve ser integral, com a possibilidade de duas faltas com justificativa documentada.

É importante que o candidato se certifique do curso desejado. Sem a proficiência para os níveis avançados, não será possível efetivar a inscrição. Para comprovar a proficiência em língua francesa, será necessário apresentar: declaração do Curso Livre da UFPA, declaração da Aliança Francesa  ou  histórico escolar do curso de Licenciatura em Língua Francesa.

Inscrição – As inscrições são grátis e devem ser feitas presencialmente na sala da Coordenação do Centro de Internacionalização (Bloco G), no Setor Básico, das 9h às 12h e das 14h às 16h. Para realizar a inscrição, é necessário apresentar: ficha de inscrição preenchida; uma foto 3x4; cópia de RG e CPF; declaração de vínculo com a UFPA, com data atualizada; e comprovante de proficiência em língua francesa, para candidatos não iniciantes.

A verificação dos documentos apresentados pelos candidatos será feita no dia 6 de março de 2020. No dia 7 de março, será publicada no site da Prointer a lista com os nomes dos alunos devidamente matriculados. Os candidatos que não obtiverem vaga ficarão na lista de espera.

Cursos de Língua e Cultura Francesa

Link para a Ficha de Inscrição