Página inicial > Ultimas Notícias > Espaço ITEC Cidadão realiza ação educativa sobre o trânsito no Campus Guamá

Espaço ITEC Cidadão realiza ação educativa sobre o trânsito no Campus Guamá

• Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 11h35

Sinalização de Trânsito Foto Alexandre de Moraes 3

O espaço ITEC Cidadão irá realizar uma campanha de educação no trânsito durante a Semana do Calouro, com o objetivo de conscientizar os condutores dos carros que circulam pela cidade universitária a respeitarem a velocidade permitida dentro do campus. A semana, cujo tema é “Calouro 2020: Marque sua Presença com Boas Práticas”, inicia dia 2 de março e finaliza no dia 7, em uma Caminhada Solidária e Sustentável.

A ação educativa conta com a autorização da Prefeitura Multicampi e visa alertar os pedestres sobre o excesso de velocidade nos arredores e no Campus do Guamá, uma área de grande volume de veículos, na qual os motoristas excedem a velocidade permitida na via, que é de 30km por hora. Além disso, a via possui curva acentuada em ambos os sentidos, ônibus, caminhões transportando materiais de obras, motos, ciclistas, entre outros fatores.

De acordo com Gina Calzavara, coordenadora do Espaço ITEC Cidadão, existe um risco real que precisa de ações educativas e coercitivas. “Estamos na UFPA, realizamos grandes investimentos em obras de engenharia para melhorias variadas e devemos assumir o compromisso com o nosso maior patrimônio, as pessoas. Especialmente em áreas críticas, como os bosques sustentáveis, muitos condutores não imaginam ter circulação de pessoas, o que causa perigo. Por esse motivo, recentemente foram instaladas placas de sinalização do trânsito na área dos bosques. ”, informou.

A atividade irá interromper o trânsito, de forma lúdica, por 1min em ambos os sentidos dos bosques, e irá priorizar que as pessoas façam uma travessia segura na faixa cidadã, que é ignorada por muitos motoristas. Enquanto o trânsito estiver interrompido, serão distribuídos aos motoristas pequenos sacos de papel para exercitar a paciência e a calma, ou seja, respirar dentro do saco de papel oxigena o cérebro e o trânsito precisa de paciência dos motoristas.

Ademais, também será criada uma figura adicional antes do PARE, pois, apesar dos treinamentos, os motoristas posicionam o veículo na inclinação da rampa da faixa cidadã, numa clara intimidação e possível intenção de avançar antes dos pedestres concluírem a travessia.

Ao término do minuto, os calouros e os veteranos sairão da via e dois representantes vestidos de forma criativa subirão em caixas e farão contato visual com os motoristas, após 15 minutos, a interrupção por um minuto será feita novamente. Não será prejudicado o fluxo de veículos na área, a intenção é mostrar que precisamos ter atitudes sobre algo grave.

“Nossa chamada é Calouro 2020: Marque sua Presença com Boas Práticas, então fazer os recém-chegados perceberem que eles podem e devem contribuir com ações de educação dentro da academia, ao mesmo tempo em que ficam espertos para não sofrerem acidentes, é algo que consideramos oportuno e perfeitamente apropriado. Temos vivenciado um aumento progressivo no fluxo de veículos na área dos bosques, excesso de velocidade; incidentes variados e queixas dos alunos, mesmo com as instalações de sinalização da Prefeitura Multicampi, consideramos que agora é a hora para que um tema tão instigante como o trânsito na Cidade Universitária seja trabalhado.”, explica Gina Barbosa Calzavara.

Texto: Nayana Batista - Ascom/UFPA
Foto: Alexandre de Moraes