Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Visita Campus oferece turismo pedagógico e apresenta a Cidade Universitária aos calouros

• Publicado: Segunda, 02 de Março de 2020, 17h18

03.03.2020 Acolhimento de Calouros Foto Alexandre de Moraes site 1

Os calouros aprovados nos processos seletivos da Universidade Federal do Pará em 2020 já estão chegando cheios de muitas dúvidas sobre a localização das salas de aula, dos núcleos, dos institutos e  das demais unidades da UFPA. Pensando nisso, a Faculdade de Turismo (Factur) possui uma iniciativa que visa auxiliar os novos alunos da Universidade a se localizarem dentro do Campus Guamá, por meio do Programa Visita Campus.

A proposta é reunir um grupo de calouros e fazer turismo pedagógico na forma de apresentação para os estudantes. A ação auxilia a demonstração da grande extensão geográfica e paisagística da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, pois ela possui uma larga territorialidade que, muitas vezes, é desconhecida até mesmo por pessoas que já frequentam o campus a mais tempo.

03.03.2020 Acolhimento de Calouros Foto Alexandre de Moraes site 22Durante as manhãs desta semana, um ônibus estará disponível para fazer o tour pelo campus. A concentração sempre ocorre na frente do Centro de Evento Benedito Nunes (CEBN), no Setor Básico, e percorre toda a extensão da Cidade Universitária, com breves explicações dos locais em que a expedição passar. De acordo com os organizadores, cada tour terá duração de 25 minutos.

Os Centros Acadêmicos da UFPA (CAs), por sua vez, trazem alguns de seus calouros para participar da iniciativa como parte de suas atividades da Semana do Calouro. Deste modo, favorece a participação de diversos públicos, como pais e responsáveis dos calouros 2020.

Visita Campus - Idealizado em 2007, o Programa Visita Campus, como é conhecido desde 2016, é uma proposta da Faculdade de Turismo da UFPA para facilitar a vida e a rotina dos calouros em sua chegada e permanência na Universidade. É coordenado pelo professor José Lúcio Bentes do Nascimento e conta com o apoio de um bolsista, Glaucelio Junior, e de mais 10 voluntários que auxiliam as visitas e fornecem explicações.

Programa Visita Campus

Data: de 2 a 6 de março, durante a Semana do Calouro

Horário: das 8h às 12h

Local de partida e chegada do tour: em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes - CEBN (ao lado da Reitoria, no Setor Básico do Campus Guamá)

Os tours possuem duração de 25 minutos.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes