Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o curso "Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos"

Inscrições abertas para o curso "Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos"

• Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 17h29

cerimonial ufpa

Estão abertas as inscrições para o curso “Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos”, promovido com o intuito de capacitar o servidor para o uso das técnicas e práticas do cerimonial e protocolo público, considerando-se os procedimentos e as regras protocolares adequados ao contexto acadêmico. O evento é voltado para os servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará que planejam e organizam eventos e cerimoniais dentro das unidades.

Com carga horária de 20h, o curso será promovido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), e ocorrerá no período de 23 a 27 de março, das 13h às 17h, no prédio do Capacit.

O evento terá como facilitadora Juliene Cardoso Rodrigues, mestre em Letras - Linguística e Teoria Literária-UFPA, com Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA) e Aperfeiçoamento em Gestão em Secretariado (Capacit/Progep). Atualmente, ela  é professora substituta do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

“A partir da experiência vivida durante 15 anos de atuação como secretária executiva da UFPA e de dois anos atuando como docente da disciplina de Relações Públicas, Cerimonial e Etiqueta, na Universidade do Estado do Pará, percebi as grandes dificuldades encontradas pela maioria dos servidores em organizar adequadamente as cerimônias públicas. Isso acontece com frequência, apesar de que as regras de cerimonial não aparecem por acaso, elas encontram seus fundamentos alicerçados em tradições, costumes, regras de cortesia, gentileza, hospitalidade e boa convivência, princípios historicamente norteadores das práticas de cerimonial”, pontuou a facilitadora.

Ao final do curso, os servidores devem ser capazes de realizar um planejamento adequado para a realização de cerimônias, além de identificar a legislação vigente sobre os procedimentos de cerimonial, assim como elaborar e executar cerimonial público, considerando as exigências formais.

Inscrições - Os interessados em participar devem realizar sua inscrição pelo SIGRH. até o dia 16 de março. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "inscrições" e inscrever-se no evento. Estão disponíveis apenas 30 vagas, caso o número de inscritos ultrapasse esse montante, serão considerados para a seleção os critérios estabelecidos no Plano de Ações de Capacitação.

Curso “Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos”

Inscrições: até o dia 16 de março.

Período: 23 a 27 de março

Local: Prédio do Capacit

Siga o Capacit no Facebook e fique por dentro das novidades.

Texto: Juliane Nascimento - Assessoria de Comunicação Capacit
Arte: Assessoria Progep