Página inicial > Ultimas Notícias > Ifnopap e Na Cuia lançam podcast sobre narrativas orais da Amazônia paraense

Ifnopap e Na Cuia lançam podcast sobre narrativas orais da Amazônia paraense

• Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 18h19

Conto Ribeirinho Ep 1 divulgação

Com o objetivo de resgatar as narrativas orais coletadas ao longo de seus 25 anos de existência e divulgar essas histórias de maneira única e envolvente, o Projeto Imaginário das Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (Ifnopap) e a Na Cuia Produtora Cultural lançaram o podcast “Conto Ribeirinho”. O podcast transporta as narrativas para a internet, em um formato mais moderno e acessível.

O Ifnopap é um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), que, por meio de seminários embarcados, viajou por toda a Amazônia paraense coletando narrativas do imaginário amazônico da capital e dos municípios do interior do estado. São relatos de vida, de visagens, mitos e lendas que envolvem seres encantados e tantos outros personagens do imaginário amazônida, alguns já bastante conhecidos dos paraenses e outros nem tanto assim.

Desde 1993, o projeto navega entre rios e florestas, documentando histórias contadas por ribeirinhos, pescadores, entre outros habitantes da Amazônia, que, juntas, somam mais de 5 mil narrativas. Foram 133 locais visitados, entre a Amazônia urbana e ribeirinha.

"A Na Cuia acabou modernizando o que foi recolhido em 25 de Ifnopap. Como mentora do projeto, tenho trabalhado essas narrativas que já deram material para 34 dissertações de mestrado, 8 teses de doutorado, 76 trabalhos de especialização e já não sei mais quantos TCCs, e, de repente, me surpreendi com o podcast, porque nós vivemos hoje com a modernidade, com a tecnologia disponível para que o conhecimento se propague. Eu considero o podcast sendo um veículo de modernização das narrativas, e fico muito contente com os feedbacks que estamos recebendo”, comenta a professora Socorro Simões, idealizadora e coordenadora do projeto.

Podcast - O Conto Ribeirinho é o primeiro da série de quatro podcast que serão produzidos pela Na Cuia Produtora Cultural, em parceria com o Projeto integrado Ifnopap e a Rádio Web UFPA, como resultado do Prêmio Proex de Arte e Cultura/2019, todos trazendo especificidades da cultura amazônica.

Durante a produção do podcast, a equipe passou por um extenso trabalho de pesquisa e de curadoria de conteúdo no acervo de narrativas do Ifnopap. Muitos dos áudios que contêm as histórias foram colhidos com uso de gravadores e fitas analógicas e precisaram de um cuidado especial na edição.

Para o primeiro episódio, o tema escolhido foi a personagem Matinta Perera. A equipe identificou que, entre as narrativas do Ifnopap, a história da Matinta se repetia diversas vezes, mas as características desse ser mudam de localidade para localidade. O EP traz histórias colhidas em 1994, nas cidades de Abaetetuba e Ananindeua. Os áudios históricos são costurados por meio de uma narração envolvente, que transporta o ouvinte para dentro dos enredos.

As gravações são feitas no estúdio da Rádio Web UFPA. Mensalmente, novos episódios com narrativas de diversos municípios paraenses serão disponibilizados na Rádio Web UFPA e nas principais plataformas de áudio, como Castbox, Google Podcast e Spotify.

Você pode acompanhar o Conto Ribeirinho nos seguintes endereços:

Na programação da Rádio Web UFPA

Plataforma Anchor