Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de pós-graduação discute as possibilidades e os limites do ensino de História em aula magna nesta sexta-feira

• Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 16h59

Aula Profhistória

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEH) do Campus de Ananindeua da UFPA iniciará, nesta sexta-feira, dia 6, o seu período letivo com Aula Magna sobre o tema “Das muitas conexões entre o ensino de História e fortalecimento da democracia no cenário político e educacional contemporâneo”. A conferência terá como palestrante o professor Fernando Seffner, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A aula magna será às 13h, no auditório do Instituto Evandro Chagas.

A conferência tem como objetivo estimular uma discussão em torno das possibilidades e dos limites de como ensinar História dado o fortalecimento de comportamentos e movimentos conservadores no Brasil. O evento é gratuito e aberto ao público. Além da conferência de abertura, também será realizado um acolhimento dos novos alunos pelo coordenador e pelo vice-coordenador do curso, professores José do Espírito Santo Dias Júnior e Adilson J. I. Brito, e apresentações de livros publicados por docentes do programa.

Conferência de abertura - Segundo o professor Adilson Brito, a conferência abordará várias problemáticas que interferem no cotidiano do ensino de História nas escolas brasileiras. “Isso acaba por restringir as atividades escolares ao conhecimento tecnicista, e não à atividade de educar crianças e jovens para viverem em uma sociedade democrática, que muda rapidamente os seus valores e precisa trabalhar com a pluralidade de sujeitos, condições sociais, orientações sexuais, credos e crenças religiosas”.

A escolha do professor Fernando Seffner, que ministrará a conferência, foi feita por ser uma referência nas discussões sobre esse tema. “Ele traz uma visão dinâmica e crítica do conceito de democracia, relacionado à pluralidade de direitos e posicionamentos de gênero, pouco trabalhada nos espaços escolares da Educação Básica brasileira, que muito tem contribuído para os trabalhos do campo do ensino de História. Suas análises críticas colocam em evidência as práticas docentes que contribuem para a reprodução das estruturas sociais conservadoras, tendo na escola uma importante referência de manutenção do status quo de desigualdade social”, explica Adilson Brito.

Fernando Seffner – Graduado em Geologia e Licenciatura Plena em História, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS e pós-doutor em Ações de Organizações da Sociedade Civil na Luta contra a Aids pela Columbia University, nos Estados Unidos, é professor do PPGEDU e do Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória) da mesma instituição. É líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero.

Aula Magna PPGEH/PROFHISTORIA

Data: 6 de março

Hora: às 13h

Local: auditório do Centro Nacional de Primatas Instituto Evandro Chagas (BR 316, KM 7, Ananindeua)