Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão oferece aulas gratuitas de canto e flauta doce para crianças e adolescentes

• Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 17h09

19.11.19 CCSE pre lancamento cd e abertura semana do músico foto nailana Thiely 61

Estão abertas, até o dia 7 de março, as inscrições para participar do Projeto de Extensão “Espetáculo experimental: Encantos toca e canta música nos bairros”, da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA). O projeto proporciona a crianças e a adolescentes, dos 8 aos 15 anos de idade, o aprendizado gratuito de canto e de flauta doce. Para se inscrever, basta preencher o formulário, disponível aqui.

O projeto tem o objetivo de colaborar com a missão da Universidade Federal do Pará em atender às demandas das comunidades do entorno da Instituição, especialmente no que tange à democratização da arte, com a realização de apresentações artísticas em bairros periféricos, buscando atender, incialmente, os bairros Terra Firme, Guamá, Jurunas, Cabanagem e ao distrito de Icoaraci, além de ocupar teatros e espaços artísticos espalhados pela cidade de Belém.

A iniciativa também busca fortalecer a união colaborativa e institucional entre a UFPA e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio da parceria existente entre o projeto de extensão e a Banda de Música da UEPA, composta pelos alunos do curso de Licenciatura Plena em Música, da instituição.

Sobre o projeto - O “Espetáculo experimental: Encantos toca e canta música nos bairros” é composto por alunos egressos dos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da Escola de Aplicação da UFPA nos anos de 2018 e 2019, como o “Flauta doce: um encontro de saberes musicais (2019)” e “Coral infantojuvenil Encantos da EAUFPA (2018)”. A proposta do espetáculo foi construída a fim de potencializar as ações do grupo artístico formado durante os projetos desenvolvidos em 2018 e 2019, proporcionando aos egressos mais experiências no âmbito artístico.

De acordo com a professora Jucélia Estumano, coordenadora da ação, o espetáculo é montado com repertório musical pré-estabelecido pelos coordenadores dos projetos da dus instituições, mas também por músicas que foram previamente catalogadas nos bairros por grupos de alunos da Graduação em Música, da UFPA.

“Os alunos foram a campo catalogar a identidade musical dos bairros. Desta forma, tivemos acesso ao tipo de música que toca nos bairros, possibilitando a montagem de arranjos para serem tocados e cantados pelos dois grupos artísticos. Unindo os dados musicais obtidos pela pesquisa de campo feita nesses locais com o repertório preestabelecido do Coral Encantos da EAUFPA e da Banda de Música da UEPA, traçaremos um diálogo com a comunidade acadêmica e com o cotidiano daquela comunidade”, explica a docente.

Segundo a professora, esse material coletado vem sendo, ainda, organizado pelos membros do Grupo de Pesquisa em Música no Pará (Gempa), que tem armazenado um vasto banco de dados e propagado conhecimento sobre o assunto, por meio de publicações de artigos científicos em eventos acadêmicos.

Inscrições - Apesar de o projeto ser voltado prioritariamente para egressos de projetos de extensão desenvolvidos em 2018 e 2019, interessados em frequentar aulas de canto e flauta doce também podem se inscrever para as turmas iniciantes. As inscrições vão até o dia 7 de março e devem ser feitas mediante preenchimento de formulário on-line. Não é necessário pagar taxa de inscrição.

As aulas ocorrerão sempre às segundas-feiras e já se iniciam no dia 9 de março. As turmas serão divididas de acordo com a idade e o nível de conhecimento dos estudantes e terão a duração de um ano.

Inscrições para participar do Projeto de Extensão “Espetáculo experimental: Encantos toca e canta música nos bairros”

Data máxima para inscrições: 7 de março

Como fazer: via preenchimento de formulário on-line.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA