Página inicial > Ultimas Notícias > Democracia e Liberdade de Expressão na Cultura e na Arte são temas de aula inaugural na FAV

• Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 17h50

AULA INAUGURAL BANNER 2020

Para marcar o início do ano letivo regular 2020 da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Faculdade de Artes Visuais (FAV) promove, na segunda-feira, 9 de março, às 16h, a cerimônia de Aula Inaugural com o tema “Do Carnaval ao Auto do Círio: Democracia e Liberdade de Expressão na Cultura e na Arte”. A aula será ministrada pelos professores Zélia Amador de Deus e Neder Charone. Ambos, respectivamente, referências quando se pensa na história do Auto do Círio e em carnaval paraense.

Para a diretora da FAV, professora Ana Cláudia Melo, assistir à aula dos professores Zélia Amador de Deus e Neder Charone sobre Democracia e Liberdade de Expressão na Cultura e na Arte será um momento de muito aprendizado e de grande relevância para “refletirmos sobre o contexto político, social e cultural do Brasil”.

A aula inaugural será aberta à participação de discentes, professores, pesquisadores dos cursos da FAV e aos demais interessados na temática. Todos os participantes receberão certificado.

Sobre os palestrantes - Professora e pesquisadora da FAV, atriz, diretora de teatro e ativista do Movimento Negro, a professora Zélia Amador de Deus foi uma das idealizadoras do Auto do Círio, programa de extensão da UFPA, criado em 1993, que, ao longo de mais de duas décadas, se notabiliza por apresentar teatro de rua, sempre na sexta-feira que antecede o domingo do Círio. O cortejo faz uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré de forma artística, abordando diversas questões culturais, sociais e políticas que envolvem a romaria.

Também professor da FAV, o arquiteto Neder Charone é artista e pesquisador do carnaval, já tendo criado inúmeros enredos, carros alegóricos e assinado figurinos para várias escolas de samba do Pará. O professor fez o seu primeiro carnaval no Quem São Eles, em 1976, com o enredo Cobra Norato, pesadelo amazônico. Como arte educador, Neder Charone destaca-se ainda como incentivador do ensino acadêmico aliado à cultura popular.

Aula Inaugural FAV 2020

Tema: Do Carnaval ao Auto do Círio: Democracia e Liberdade de Expressão na Cultura e na Arte.

Ministrantes: Professores Zélia Amador de Deus e Neder Charone

Data: 9 de março de 2020 (segunda-feira)

Hora: 16 horas

Local: Sala de projeto (prédio anexo FAV – Campus Guamá UFPA)