Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Meio Ambiente entrega mapa da cartografia participativa da Ilha de Cajutuba
Início do conteúdo da página

Núcleo de Meio Ambiente entrega mapa da cartografia participativa da Ilha de Cajutuba

  • Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 16h08

 cartografia NUMA Marapanim

A equipe do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) esteve, na última semana, em Marapanim para entregar o Mapa da Cartografia Participativa da Ilha de Cajutuba ao Conselho Gestor da Resex Mestre Lucindo (Marapanim-PA). O mapa ilustra os usos do território, as territorialidades, os problemas e conflitos socioambientais identificados na ilha pelos seus moradores.

 "O mapa nos dá um conhecimento melhor para que a gente possa trabalhar em união e com sabedoria, porque, às vezes, a gente trabalha, como diz o ditado popular, na ‘tora’. Então, tendo conhecimento, a gente trabalha melhor, com mais tranquilidade e segurança”, comentou Dona Izabel Brito, agricultora da comunidade "Sol da Manhã", sobre a importância da entrega do produto.

Ela destacou, ainda, o fato de as áreas de pesca terem sido consideradas nos mapas: "Achei muito interessante na parte do mapa onde ele demarca todas as áreas, principalmente na parte da pesca onde ficam localizados os rios e as praias. Já se sabe como fazer com os peixes, o caso o malheiro, do curral, das redes, para que não pegue peixe muito pequenino, destruindo a natureza e tendo uma perda muito grande. Então, eles trouxeram mais conhecimento de todas as formas", ressaltou a agricultora.

cartografia NUMA Marapanim 1Estiveram presentes à entrega do mapa Wagner Barbosa, representante suplente da Universidade Federal do Pará no Conselho Gestor da Resex Mestre Lucindo e professor do PPGEDAM; o professor Norbert Fenzl; o geógrafo Daniel Sombra, coordenador do LARC/NUMA; e a discente Márcia Santos, mestranda do PPGEDAM.

Sobre o mapa da cartografia participativa - O mapa, elaborado pela equipe do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica do Núcleo de Meio Ambiente (LARC/NUMA), foi construído com base nas informações fornecidas pelas comunidades da Ilha de Cajutuba em oficinas de Cartografia Participativa. O produto é fruto do trabalho do Grupo de Pesquisa Sociedades e Ambientes das Amazônias (GPSA-Amazônias), coordenado pelo professor. Otávio do Canto, em parceria com a Associação dos Usuários da Resex Marinha Mestre Lucindo (Auremluc).

O projeto é um piloto que pode ser utilizado nas demais ilhas e comunidades da Resex Mestre Lucindo. O resultado é também um produto que apoia a pesquisa que a discente Márcia Santos está desenvolvendo em sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM), oferecendo um subsídio à gestão da Resex para o Conselho Gestor e para a Associação de Usuários, respondendo à demanda das comunidades.

Texto e fotos: Assessoria NUMA

registrado em:
Fim do conteúdo da página