Página inicial > Ultimas Notícias > Liga Acadêmica de Biotecnologia e Bioprocessos seleciona novos integrantes

Liga Acadêmica de Biotecnologia e Bioprocessos seleciona novos integrantes

• Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 17h42

Processo Seletivo Liga Bio

Estão abertas as inscrições à seleção para a Liga Acadêmica de Biotecnologia e Bioprocessos da UFPA (Labiopro/UFPA). O grupo visa aprofundar o ensino e a extensão na grande área da Biotecnologia e da Engenharia de Bioprocessos, complementando a formação acadêmica. De acordo com o edital, as inscrições são grátis e podem ser feitas até o dia 15 de março, aqui.

Serão disponibilizadas 15 vagas para o processo seletivo, porém esse número pode se estender de acordo com a necessidade e a demanda de vagas. A ideia é complementar, aprofundar e difundir conhecimentos e técnicas nos mais diversos campos da Biotecnologia e da Engenharia de Bioprocessos. Para isso, são desenvolvidas atividades de divulgação científica, técnica e tecnológica por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões e congressos.

“É extremamente importante realizar essas atividades, pois estimula trabalhos em grupo, compartilhamento de ideias, aprendizado e encoraja os estudantes a viabilizar projetos para sua comunidade, dando sobretudo uma resposta à sociedade sobre as ações desenvolvidas”, afirma Giovanna Beatriz Pantoja, diretora de Comunicação da Liga.

Para o ano letivo de 2020, a Liga irá trabalhar com dois eixos temáticos. O primeiro será sobre Biotecnologia e Saúde, que ocorrerá de abril a junho. O segundo irá abordar Biodiversidade e Amazônia e será no período de agosto a dezembro.

Critérios – A seleção é voltada aos estudantes e aos egressos do curso de Bacharelado em Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos da UFPA. O processo seletivo também é aberto aos estudantes de Programas de Pós-Graduação de áreas das Ciências Biológicas e da Saúde que possuem interesse na Biotecnologia ou em Bioprocessos. Somente serão admitidos alunos de graduação que tenham cursado no mínimo 1 (um) ano da graduação, que equivale a 2 semestres letivos.

Inscrição – As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, por meio do preenchimento do cadastro On-Line. O cadastro será composto de perguntas referentes a informações acadêmicas e pessoais dos candidatos.

De acordo com o Edital, é obrigatório enviar em PDF o comprovante de matrícula ou o comprovante de Regularidade Acadêmica. Caso não seja possível anexar pelo cadastro On-Line, deverá ser enviado para o e-mail: https://padlet.com/labiopro_ufpa, com o assunto “Comprovante Acadêmico PS 2020”, e o nome completo na mensagem.

Sobre a seleção - O processo seletivo será realizado em três etapas: preenchimento de dados, análise dos formulários e entrevista.

Após o preenchimento dos dados no cadastro On-Line, ocorrerá a análise das respostas e da carta de interesse, presente no formulário. O resultado será publicado até o dia 20 de março nas redes sociais da Liga. Logo após, será enviado um e-mail para os candidatos aprovados, com hora e local definidos para a entrevista. Nesta terceira etapa, o candidato deverá desenvolver a respeito de sua intenção em participar da Liga e interesses acadêmicos. A entrevista terá caráter eliminatório e será realizada no dia 27 de março.

Liga de Biotecnologia e Bioprocessos da UFPA - Uma entidade civil e científica livre arquitetada por discentes, docentes e por profissionais que possuem ideias em comum. É um grupo realizador de atividades extraclasses que envolvem trabalhos voluntários e outros eventos. Entre essas atividades, destaca-se o engajamento dos estudantes, obtendo um maior aproveitamento do aluno e a possibilidade de realizar pesquisa científica, sempre buscando atender à demanda. Não possui fins lucrativos e tem tempo indeterminado de duração.

Seleção para a Liga Acadêmica de Biotecnologia e Bioprocessos da UFPA

Inscrição até o dia 15 de março de 2020