Página inicial > Ultimas Notícias > Semana do Calouro reúne mais de 300 alunos no Campus Abaetetuba

Semana do Calouro reúne mais de 300 alunos no Campus Abaetetuba

• Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 18h14

SC Abaetetuba 1

Com ampla e diversificada programação, o Campus Universitário de Abaetetuba promoveu, entre os dias 2 e 6 de março, a Semana do Calouro 2020.  Mais de 300 alunos dos cursos de Agroecologia, Letras - Português, Letras - Espanhol, Pedagogia, Física, Matemática e Engenharia de Produção participaram das atividades. O evento começou com uma “calorada”, promovida pelo Diretório Acadêmico.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira, da coordenadora geral do Campus de Abaetetuba, professora Ana Áurea Barreto, e da vice-coordenadora, professora Rosângela Nogueira. Eles deram boas-vindas aos estudantes e entregaram certificados para os primeiros colocados do vestibular 2020.

SC Abaetetuba 2A Semana do Calouro ofereceu aos novos universitários uma programação ampla. Os estudantes de Física, por exemplo, tiveram minicurso de Pré-Cálculo, palestras sobre  a graduação e visita aos laboratórios. Engenharia de Produção promoveu um “coffe break” para receber os futuros engenheiros. O curso de Agroecologia realizou oficinas, rodas de conversa e apresentação dos professores do curso. Pedagogia promoveu aula inaugural, minicursos e trote literário. O curso de Letras – Português ofereceu oficina de Libras, apresentação dos projetos e cinema literário.

Os universitários veteranos dos cursos da UFPA colaboraram com a organização das ações do evento e deram uma série de orientações para os novos alunos. “Fui muito bem recebido no campus, a Semana do Calouro nos proporcionou troca de experiências, entretenimento e tivemos muitas oportunidades de conhecer a Instituição”, afirmou o estudante de Pedagogia, Ângelo Pantoja”.

Grupos de Pesquisa - Os Grupos de Pesquisa Gepiati e Nova Cartografia Social da Amazônia promoveram roda de conversa sobre o tema: Antropologia e Nutrição. A atividade contou com degustação de comida de quilombo e era destinada a todos os discentes. Participaram da mesa o estudante e pesquisador Matthew William Abel de Washington University in St. Louis, Department of Anthropology, o pescador e coordenador do Mopepa, Aladim Alfaia, e a agricultora e quilombola do território de Jambuaçu -Moju/PA Maria Martinha Almeida.

SC AbaetetubaOs grupos de pesquisa promoveram também uma roda de conversa sobre “Mapeamento situacional de desastres ambientais e seus efeitos na autonomia e eficiência alimentar”. Toda essa programação foi coordenada pelas professoras Eliana Teles e Rosa Elizabeth Acevedo.

Administração - Os servidores técnico-administrativos da Secretaria Geral, Biblioteca, Assessoria de Comunicação (Ascom), Divisão de Assistência Estudantil (Daest), Divisão de Acessibilidade (DAC), Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG), Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA), entre outros, realizaram apresentações dos seus departamentos com a finalidade de promover o esclarecimento para os calouros.

As ações realizadas pelo evento tiveram objetivo de promover o conhecimento nas mais distintas áreas. De acordo com o estudante Albert Júnior, “o curso de Pedagogia vai muito além de entrar numa sala de aula. Na semana do calouro, aprendi que o pedagogo pode exercer várias funções — eu, por exemplo, quero atuar na Psicopedagogia, — então estou ansioso para estudar as disciplinas de Psicologia”, declarou o discente.

Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Abaetetuba