Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Progep lança o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFPA para 2020
Início do conteúdo da página

Progep lança o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFPA para 2020

  • Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 16h51

10.03.2020 Lançamento PDP PROGEP Brito 1

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) lançou nesta terça-feira, 10, o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal do Pará (PDP 2020). Docentes, técnico-administrativos e dirigentes de unidades estiveram presentes na apresentação do documento que ocorreu no auditório da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento da UFPA - Capacit. O plano está alinhado às novas diretrizes implementadas pelo decreto n° 9.991/2019 e já pode ser consultado no site da Progep. Para acessar, clique aqui.

O PDP é o instrumento de planejamento das ações de desenvolvimento de pessoas na universidade, pelo qual são apresentadas as propostas previstas para 2020. O plano prevê oportunidades de capacitação e qualificação (educação formal) a serem desenvolvidas pelo Capacit e pelas unidades. O documento foi elaborado com base em insumos como o Mapeamento de Competências (Mapec), as Avaliações de Desempenho, as Avaliações de Estágio Probatório e ainda a consulta às unidades da instituição. 

10.03.2020 Lançamento PDP PROGEP Brito 11A mesa de abertura do lançamento do PDP 2020 contou com a presença do vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva; do pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), Raimundo Almeida; e do diretor de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), Ícaro Pastana. Na plateia, também estiveram presentes dirigentes e representações das unidades da UFPA.

As apresentações foram feitas por Ícaro Pastana; além do coordenador de Capacitação Profissional do Capacit, Eduardo Oliveira; e da coordenadora de Desenvolvimento Profissional, Gisele Marques. Na ocasião, foi ressaltada a importância da análise do plano pelos gestores e pelos próprios servidores para identificarem os eventos de capacitação necessários ao desenvolvimento dos servidores; o que possibilitará uma maior aderência das suas competências às necessidades institucionais.

10.03.2020 Lançamento PDP PROGEP Brito 2Principais mudanças -  O diretor do Capacit falou sobre as principais mudanças que ocorreram na legislação no que consiste à capacitação dos servidores públicos federais a partir da publicação do Decreto 9.991/2019 – que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento – e mostrou como essas mudanças impactaram na dinâmica das ações de desenvolvimento de servidores na UFPA. Até 2019, a UFPA seguia o Plano Anual de Capacitação PAC, o qual transformou-se em PDP, que é analisado e homologado pelo Ministério da Economia.

Segundo o diretor, o documento divide-se em três partes principais, as quais contemplam o planejamento de oferta de cursos da instituição para 2020, as novas regras referentes aos afastamento de servidores para realização de capacitação e as novas regras para realização de despesas com capacitação. Dentre as principais alterações na legislação, estão as mudanças com relação a afastamentos e à participação em eventos que ensejem emissão de diárias e passagens.

Apesar de prever atividades para o ano inteiro, o PDP pode ainda sofrer inclusões, alterações e exclusões de acordo com as necessidades institucionais. De acordo com os registros do PDP vigente, a expectativa é de que a universidade realize mais de 4 mil ações de desenvolvimento, incluindo eventos presenciais, semipresenciais, a distância e ainda oportunidades de educação formal (mestrado, doutorado etc.) para servidores.

10.03.2020 Lançamento PDP PROGEP Brito 4Convergência - O pró-reitor Raimundo Almeida destacou o esforço da equipe em adequar o plano à nova legislação e disse que a formatação do documento demonstra a maturidade da unidade no que consiste ao planejamento de ações.

“Considero o PDP como um dos principais produtos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal, porque a partir dele é que conhecemos todos os eventos de capacitação disponíveis ao longo do ano para os nossos servidores, resultado de vários outros produtos que trabalhamos na Progep, como a Avaliação de Desempenho e o Mapeamento de Competências. Ou seja, ele reflete efetivamente as necessidades de capacitação que nossos servidores têm", explicou.  Segundo ele, as ações de capacitação previstas são fundamentais para melhorar o desempenho de cada servidor nas funções que desenvolvem, a partir do momento em que essas capacitações buscam reduzir as lacunas de competências entre a formação do servidor e as necessidades da instituição. “É importante também, sobretudo, para que o próprio servidor possa se desenvolver e compartilhar novos conhecimentos”.

O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva ressaltou que a capacitação de servidores tem sido um foco muito central na atual gestão da Universidade e disse que a meta é fazer com que as capacitações do dia a dia, aquelas mais voltadas à rotina de trabalho, possam interagir com a capacitação acadêmica, de modo que o pessoal da UFPA possa estar cada vez mais qualificado, além de colaborar para a produção científica na região. Nesse sentido, foram citadas as ações de capacitação e pós-graduação ofertadas em Belém e nos campi do interior.

10.03.2020 Lançamento PDP PROGEP Brito 7Planejamento - No plano para 2020, estão previstas 380 ações de desenvolvimento, entre cursos, congressos, oficinas, estudo em grupo e ofertas de pós-graduação para servidores. O plano inclui ainda um programa de desenvolvimento de gestores em modalidade semipresencial, nove cursos ministrados por meio de parceria com a Enap e formação continuada de docentes recém-ingressantes na Universidade, bem como a oferta de 48 vagas exclusivas para servidores participarem de cursos de mestrado e doutorado. Inclusive, já encontra-se em tramitação a minuta de resolução para concessão de auxílio financeiro em parcela única a servidores estudantes, vinculados em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, estando prevista inicialmente a oferta de 43 oportunidades de auxílio em 2020. 

O Capacit destaca ainda o foco na descentralização das ações de capacitação, de modo que as próprias unidades da UFPA possam solicitar eventos de aprendizagem já disponíveis no banco de cursos da diretoria, além da possibilidade de transmissão de cursos presenciais pela plataforma de conferência web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, especialmente aos campi do interior. Nesse sentido, disponibilizará também às unidades um manual de planejamento e execução de ações de capacitação e a possibilidade de credenciamento de servidores no banco de facilitadores do Capacit.

Para conhecer o plano completo, clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página