Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Novo projeto do Time Enactus UFPA conquista reconhecimento nacional
Início do conteúdo da página

Novo projeto do Time Enactus UFPA conquista reconhecimento nacional

  • Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 17h12

Anamã 1 Matheus Barros

Criado em 2020, o Anamã é o mais novo projeto a compor o Time Enactus UFPA. A iniciativa busca combater a poluição por plásticos nos oceanos e proteger a vida marinha por meio da fabricação de tecnologias sociais sustentáveis, como a confecção e a instalação de ecobarreiras em rios e canais urbanos. Assim, grande parte do lixo presente nesses locais é retida antes que chegue aos oceanos. Além disso, o projeto visa capacitar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que fazem parte de comunidades costeiras locais, para que eles sejam os produtores das tecnologias e possam obter renda a partir delas.

Por meio de um processo de baixo custo e com um equipamento exclusivo, desenvolvido pelos próprios membros, em parceria com apoiadores, a iniciativa produz fios de garrafa PET que serão utilizados como a matéria-prima da produção. Baseado nisso, o projeto consegue estimular o desenvolvimento de atividades pouco agressivas à natureza, além da consciência socioambiental acerca das causas.

Anamã 2 Matheus BarrosEm março, o Anamã se tornou um dos 5 projetos finalistas para concorrer ao Prêmio Inovação Social Amanco Wavin, o qual beneficia ideias sustentáveis que possam utilizar os produtos da empresa para impactar positivamente o planeta. Os selecionados receberão produtos e mentorias técnicas com a Amanco Wavin, além da chance de concorrer ao prêmio final de R$ 8 mil, em julho, na cidade de São Paulo. Para Larissa Peniche, líder do projeto e graduanda em Engenharia Civil, essa premiação servirá para aperfeiçoar a idealização dos produtos, tornando a iniciativa cada vez mais acessível.

Outra conquista veio com o reconhecimento nacional pelo Ministério da Cidadania. O Anamã é o vencedor e representante da Região Norte no Prêmio Pátria Voluntária, promovido pelo Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, que busca fomentar essa prática de forma articulada entre as organizações da sociedade civil, o governo e o setor privado. O projeto irá ao Palácio do Planalto no dia 31 de março para receber o prêmio. “Com esse incentivo, vamos finalmente conseguir aplicar e expandir nossa tecnologia e, inclusive, levá-la para outras cidades”, afirma Larissa.

Saiba mais sobre o Anamã e outras iniciativas do Time Enactus UFPA.

Texto: Juliana Bessa - Assessoria de Comunicação / Time Enactus UFPA.
Foto: Matheus Barros

registrado em:
Fim do conteúdo da página