Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA instala Grupo de Trabalho sobre o novo coronavírus e divulga recomendações
Início do conteúdo da página

UFPA instala Grupo de Trabalho sobre o novo coronavírus e divulga recomendações

  • Publicado: Sábado, 14 de Março de 2020, 01h22

coronavirus

Nesta sexta-feira, 13 de março, a Universidade Federal do Pará instalou um Grupo de Trabalho (GT) sobre o novo coronavírus, para acompanhar a evolução do cenário epidemiológico da doença COVID-19 e divulgar recomendações à comunidade acadêmica. A iniciativa visa orientar medidas preventivas.

Considerando que no Pará ainda não há confirmação de nenhum caso de COVID-19, o GT faz as seguintes recomendações:

1) Manter as atividades acadêmicas regulares.

2) Cancelar viagens para o exterior e para os estados com confirmação de transmissão comunitária do vírus.

3) Cancelar eventos nacionais e internacionais previstos para ocorrer na UFPA, até junho de 2020.

4) Priorizar a participação por meio de videoconferência para convidados de outros estados ou países previstos na programação de eventos locais.

5) Aos que retornarem do exterior, ou de estados com transmissão comunitária do vírus, permanecer em quarentena por quatorze dias. Nesses casos, a unidade de vínculo do servidor ou do aluno deverá, na medida do possível, providenciar para que as atividades previstas para o período sejam realizadas a distância.

6) Aos que apresentarem sintomas sugestivos de virose respiratória, evitar a ida aos campi da UFPA e fazer contato com a Vigilância Epidemiológica do município de Belém, por meio do telefone (91) 98417-3985, ou com órgãos análogos nos demais municípios, ou com o Ministério da Saúde, por meio do telefone 136. Recomenda-se, ainda, consultar o aplicativo Coronavírus – SUS para informações sobre a doença.

7) Durante todas as atividades cotidianas, dentro e fora dos campi da UFPA, deve-se lavar com frequência as mãos, usando água e sabão, ou higienizá-las com solução de álcool em gel. O uso de máscaras não está recomendado para pessoas sem sintomas da doença.

O documento oficial do grupo de trabalho com essas recomendações pode ser acessado aqui.

O GT é composto por pesquisadores da área de saúde, administração, comunicação, gestores de ensino, pesquisa e extensão, representantes de dirigentes de unidades e campi, além de representação estudantil, sob a presidência da professora Rita Medeiros, infectologista do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Com atuação permanente, o grupo avaliará o andamento do cenário da epidemia no país e no Pará e divulgará, quando necessário, novas recomendações.

Na próxima semana, a Universidade lançará uma página web com informações sobre a COVID-19, orientações para cuidados básicos e recomendações atualizadas do Grupo de Trabalho à comunidade.

Texto: Divulgação 

Arte: Reprodução SUS

registrado em:
Fim do conteúdo da página