Página inicial > Ultimas Notícias > Saest informa como será o funcionamento dos serviços de assistência estudantil durante o período de suspensão das atividades presenciais na UFPA

• Publicado: Quinta, 19 de Março de 2020, 18h54

SAEST

A Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará, com base nas orientações do Grupo de Trabalho (GT) sobre o coronavírus, informa como ficará o funcionamento dos serviços prestados à comunidade durante a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, no período de 19 de março a 12 de abril de 2020.

1. Restaurante Universitário: ficam suspensas durante o período estabelecido de proteção contra o coronavírus todas as atividades de prestação de serviços de alimentação nos Restaurantes Universitários do Campus Belém.

2. Auxílio-refeição emergencial: será disponibilizado um auxílio-refeição emergencial aos estudantes de graduação inscritos e beneficiários do Auxílio Taxa zero, no valor de R$120,00, por conta do fechamento temporário dos restaurantes universitários. O valor será depositado na conta-corrente dos estudantes.

3. Plantão Psicológico: será feito atendimento de plantão psicológico aos estudantes da UFPA via telefone (ligação telefônica), no horário de 8h às 12h, de dias úteis. Os números serão divulgados nas redes sociais da Superintendência de Assistência Estudantil. O atendimento presencial do Plantão Psicológico fica suspenso.

4. Edital Auxílios Permanência e Moradia: o processo seletivo do Programa Permanência (Auxílios Permanência e Moradia) permanece com seus prazos mantidos, sendo cancelada a entrega presencial de documentos nas Divisões de Assistência Estudantil. A partir de hoje, 18/03/2020, todos os alunos deverão entregar a documentação exclusivamente de forma on line, via SIGAEST. Os discentes inscritos como candidatos NOVOS, que tenham finalizado o cadastro no SIGAEST sem ter encaminhado os documentos, terão os cadastros reabertos e deverão realizar o envio da documentação via SIGAEST.

5. Edital Auxílio Moradia para Indígenas, Quilombolas e Populações Tradicionais: o processo seletivo do Auxílio Moradia permanece com seus prazos mantidos, sendo cancelada a entrega presencial de documentos nas Divisões de Assistência Estudantil. A partir de hoje, 18/03/2020, todos os alunos deverão entregar a documentação exclusivamente de forma on line, via SIGAEST. A SAEST compromete-se a monitorar o processo de inscrição e avaliar qual o impacto sobre a medida adotada.

6. Editais e documentações entregues presencialmente: todos os alunos que realizaram a entrega da documentação presencialmente nas Divisões de Assistência Estudantil, NÃO precisarão realizar novo envio de documentos on line.

7. Retificação dos Editais SAEST nº 02 e 03/2020: será realizada retificação dos Editais, contendo as informações apresentadas nos itens acima, a qual será publicizada amplamente. Informações adicionais podem ser obtidas pelo endereço eletrônico da Coordenação de Assistência Estudantil: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

8. Novos editais e instruções normativas: os editais e instruções normativas previstas para serem divulgados durante este período deverão ser publicados normalmente, seguindo o calendário da SAEST.

9. Atendimentos presenciais e encaminhamentos para serviços de saúde e acompanhamento pedagógico: ficam suspensos, neste período, os atendimentos presenciais e novos encaminhamentos de estudantes para serviços ofertados pela SAEST. Casos excepcionais, principalmente relativos a serviços de saúde, poderão ser considerados pela equipe da SAEST. Para isso deve ser encaminhado mensagem para o endereço eletrônico da Coordenação de Integração Estudantil: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

10. Serviços em Braille: a Coordenação de Acessibilidade manterá a produção de material em Braille, que passa a ser feita em sistema de home oficce. Para isso os docentes interessados devem encaminhar suas solicitações ao endereço eletrônico da COACESS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

11. Trabalho dos servidores: durante o período de suspenção das atividades os servidores e colaboradores exercerão suas atividades em suas residências, principalmente os que trabalham com análises de processos seletivos em sistemas online, para o que deverão receber suporte da SAEST.

12. Carteiras de meia-passagem: os processos referentes à inscrição para solicitação de carteiras de meia passagem intermunicipal serão suspensos.

13. Reuniões agendadas: todas as reuniões e demais atividades agendadas serão canceladas e possivelmente reprogramadas para quando a situação permitir.
Em função de possíveis mudanças no quadro de proliferação do coronavírus novas medidas poderão ser tomadas por esta Superientendência, em observação as orientações específicas da Administração Superior e/ou do Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus.

Informações adicionais podem ser obtidas no site da SAEST, em nossas redes sociais (instagram e facebook) ou pelos endereços eletrônicos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Todas essas medidas se justificam na necessidade de preservamos a saúde de estudantes e servidores da UFPA. Sobre isso lembramos que a UFPA mantém uma página web com informações sobre a COVID-19, orientações para cuidados básicos e recomendações atualizadas do Grupo de Trabalho à comunidade.

Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA
18 de março de 2020